O marketing digital e o mercado imobiliário - Blog Maior
15/12/2017

O marketing digital e o mercado imobiliário

Escrito por: Mariana Leal - Jornalista
O marketing digital e o mercado imobiliário

Não é novidade para ninguém que nosso pais vem enfrentando uma dura crise financeira. Em crises assim, alguns mercados sempre são mais afetados que outros. Dessa vez, o imobiliário vem fazendo das tripas coração para se manter de pé. Nessas horas é preciso olhar para as tendências do mercado como um todo e inovar, se reinventar para continuar garantindo clientes.

O marketing digital veio para ser o futuro de todas as estratégias que envolvem vendas, propaganda, relacionamento com o clientes e melhorias nos processos internos das empresas, e as imobiliárias tem muito a aprender com ele. Um levantamento feito pelo portal Zap Imóveis mostrou que 60% dos contatos das imobiliárias hoje vem de ações de marketing digital. Já o Portal Imóvel à Venda, vai mais além, e afirma que esse número na realidade é de 85%. Independentemente do valor exato, é certo garantir que investir em marketing digital para imobiliárias é algo urgente e muito válido.

Uma das primeiras e mais importantes vantagens é a possibilidade de diminuir custos com propaganda. Outdoors, classificados de jornais impressos, que saem apenas aos domingos, são caríssimos em comparação ás infinitas possibilidade de campanhas online, o investimento pode cair consideravelmente. O segundo ponto importante é a mensuração real do resultado. Saber quantas pessoas foram impactadas por um outdoor ou um anuncio no jornal é impossível, mas podemos saber quantas pessoas clicaram em um anuncio do Google.

Embora o mercado imobiliário seja diferente de e-commerces, pelo ticket muito alto e o processo de venda complexo, que exige a presença física dos compradores e representantes, o marketing digital pode facilitar e tornar a venda mais rápida.

Conheça mais algumas vantagens que o marketing digital pode trazer para a sua imobiliária:

- Contato com o cliente:

Todo corretor tem uma pilha de cartões, contatos e e-mail de pessoas abordadas em feiras, eventos, lançamentos ou mesmo no dia a dia. Esse contato que seria individual e trabalhoso, pode ser simplificado se feito através de um e-mail marketing. Com a primeira abordagem é possível classificar quais dessas pessoas tem interesse real na sua venda. Vale tudo nesse ponto, mostrar novos empreendimentos ou até mesmo fazer ofertas. Qualificando aqueles que tem interesse no seu mercado, você pode manter o contato com uma frequência interessante, quinzenalmente por exemplo, mostrando sempre o que tem a oferecer, até identificar o momento de compra desse possível cliente.

- Geração de leads:

Com o marketing digital podemos ainda gerar novo leads já qualificados por meio de trocas. Dê conteúdos interessantes ao seu público em troca do contato dele. Podem ser ofertas de qualquer parte do funil de vendas, desde as mais abertas como manuais para inquilinos, dicas de como melhorar seu apartamento para a venda e um guia de como comprar sua primeira casa, até as de fundo de funil como landing pages com contagem regressiva para o lançamento de um novo empreendimento ou avaliações de imóveis. Cada tipo de material vai trazer um tipo especifico de público. Pessoas curiosas sobre o assunto ou mesmo clientes potenciais a curto prazo.

- Métricas de acompanhamento:

Use relatórios do site para entender o comportamento do seu cliente, medir o que está agradando mais ou menos o seu público, que tipo de oferta tem mais apelo. Descubra quantas pessoas entraram em contato vindas do site, do facebook, das propagandas off. Utilize um bom CRM para gerar relatórios sobre as vendas, as visitas feitas pelos seus corretores, quantas delas são precisas para fechar uma venda. Utilize todos esses dados para fazer melhorias em seus processos.

- Monitore a reputação da sua empresa:

Nada como uma página de facebook para saber o que seus clientes estão pensando sobre a sua empresa. Hoje todo mundo gosta de expor suas opiniões, todo mundo tem algo a dizer sobre suas experiências. Os bons relatos ajudam outras pessoas a se decidirem quanto a sua empresa e os maus geram grandes possiblidades de posicionamento da marca que, se feitos estrategicamente, podem ganhar ainda mais clientes.

Por último, uma dica muito valiosa para quem deseja aumentar a venda/aluguel de imóveis via internet:

- Dê muita informação:

Diferente de antigamente, onde as pessoas aceitavam entrar em contato por telefone com uma imobiliária e, muitas vezes, alugar um imóvel sem ao menos visitá-lo, a realidade agora é outra. Estamos na era da informação. O consumidor quer o máximo possível de informações sobre o que deseja comprar e não quer ir até ela, quer que ela chegue até ele. Compras, vendas e alugueis de imóveis são processos que envolvem um investimentos financeiros muito altos, por esse motivo credibilidade e a transparência são muito apreciadas nesse tipo de negócio. Fornecer dados corretos e bem detalhados sobre os imóveis, colocar fotos de todos os cômodos, de vários ângulos, vídeos 360°, informações de valores e processos, podem ser o diferencial para que o seu imóvel seja escolhido pelo cliente.