A importância do planejamento - Blog Maior
29/12/2017

A importância do planejamento

Escrito por: Mariana Leal - Jornalista
A importância do planejamento

O fim de dezembro chegou e com ele a hora de nos despedirmos de mais um ano. Saber encerrar o ciclo e aprender com as experiências que se passaram é fundamental para receber 2018 com sabedoria. O início de um novo ano sempre inspira renovação, replanejamento e novas metas, sejam elas pessoais, financeiras, e claro nos negócios.  É o momento de avaliar processos internos, produtos, investimentos, estratégias, observar o que não funcionou bem e pensar em maneiras diferentes de atingir seus objetivos. 2017 não foi um ano fácil do ponto de vista financeiro. O despertar da economia após a crise ainda vem em passos tímidos, e nessas horas um ter bom plano de ação é fundamental para sobreviver e obter sucesso.

Qualquer que seja seu objetivo, é praticamente impossível alcança-lo sem um bom planejamento. Estruturar estratégias e processos para todas as equipes envolvidas é uma forma de garantir que tudo o que foi desenhado lá no inicio seja cumprido e aumentar consideravelmente as chances de sucesso. O planejamento passa por estabelecer o seu estado atual, realizar uma análise da situação como um todo, definir onde deseja chegar, e desenhar um plano de ação para atingir seu objetivo. Um bom planejamento é revisitado frequentemente para a verificação de metas já alcançadas e ajustes que se fizerem necessário ao longo do caminho.

Com o marketing não é diferente. Qualquer estratégia de divulgação da sua marca requer um profundo estudo e um planejamento detalhado de estratégias, riscos, metas e caminhos a serem seguidos. É isso que chamamos Plano de Marketing.

O Plano de marketing

O plano de marketing é um instrumento valiosíssimo no auxílio de tomadas de decisão, na escolha das melhores estratégias, na previsão de crises internas e externas, na percepção das oscilações no mercado, em minimizar o efeito de problemas, além de ajudar no medo de correr riscos, uma vez que eles estarão devidamente calculados. Esse planejamento pode ser feito pela sua própria equipe de marketing ou a quatro mãos com uma agência especializada.

Conheça as etapas da construção de um plano de marketing

Analise sua situação

O primeiro passo é parar para se perguntar “onde estou”? É analisar com cuidado e profundamente o que vem sendo feito e que resultados você obteve até agora. Quais são os processos utilizados hoje? O que precisa ser melhorado? Quais são as metas que você deseja alcançar?

Defina seu público alvo

Definir seu público alvo é segmentar que parcela da população você deseja atingir. Na sociedade existem milhares de pessoas com gostos e desejos diferentes. Quais desses públicos se interessam pelo que você faz oferecem melhores oportunidade para o seu negócio?

Conheça as oportunidades e ameaças do mercado

Estude o externo. Procure conhecer o seu mercado profundamente. Descubra qual a sua real situação e quais as ameaças e oportunidades ele oferece. Desenvolva alternativas para superar os desafios que ele pode te trazer.

Pesquise seus concorrentes

A pesquisa de concorrentes é um dos pontos mais cruciais da montagem de um plano de marketing. É com eles que você vai ver na prática como anda o mercado e poderá se adequar a realidade dele. Analise os pontos fracos e fortes de cada um e veja o que pode virar oportunidade para o seu negócio.

Defina seus pontos fortes e fracos

Assim como feito com seus concorrentes, defina quais são seus pontos fracos e fortes. Ter conhecimento realístico deles ajuda a prever possíveis problemas e antecipar soluções. Utilizar uma matriz SWOT te ajudará a estabelecer metas reais, o que é fundamental para o sucesso de um plano de ação.

Defina bem seu orçamento

Estabeleça quanto será necessário investir para obter os resultados esperados para a sua empresa. É importante saber disso com antecedência para não ser pego de surpresa e precisa parar uma campanha, ou finaliza-la sem obter resultados relevantes.

Trace metas e estratégias

Desenhe claramente as metas desejadas como volume de vendas e faturamento. Elas são um indicador de para onde você deseja que sua empresa vá. Crie estratégias para chegar a esses objetivos. Mas elas não precisam ser fixas, não hesite em redesenha-las sempre que se provar necessário

Métricas

Defina métricas para acompanhar seus resultados e comemore cada um deles. Monitore tudo, gere relatórios mensais, cruze dados. Aproveite toda a informação que o marketing digital gera, eles são fundamentais para uma boa avaliação sobre a eficácia das estratégias que foram escolhidas.

Aproveite o início desse novo ano para fazer diferente. Quem não se planeja para enfrentar os novos desafios corre sérios risco de ficar pelo caminho. Pense estrategicamente no marketing e tudo o que ele pode trazer de resultados para a sua empresa.