Chatbots - O futuro da interação entre consumidor e empresa - Blog Maior
5/01/2018

Chatbots - O futuro da interação entre consumidor e empresa

Escrito por: Mariana Leal - Jornalista
Chatbots - O futuro da interação entre consumidor e empresa

Se você está antenado com as novidades do mundo tecnológico, com certeza já ouviu falar dos chatbots. Se não, sem problemas, eu te explico. Também conhecidos como assistentes ou atendentes virtuais ou simplesmente bots, os “chat” (bate papo) “bots” (robôs) são programas que trabalham e gerenciam trocas de mensagem. Lembra da Siri, da Apple? Ela consegue ligar para números da sua agenda, programar alarmes, conversar com você, contar piadas, fazer pesquisas na internet. Ou seja, o chatbot é um programa que simula uma conversa humana, agenda coisas e consulta outros programas, seguindo comandos preestabelecidos.

Os chatbots representam uma enorme evolução ente pessoas marcas e tecnologia. Eles podem ser utilizados para atendimento ao cliente, agendamento de consultas, dúvidas frequentes e até em pesquisas de satisfação ou de mercado.  São robôs desenvolvidos a partir de softwares de comunicação automatizados. Os mais avançados possuem inteligência artificial e são capazes de aprender com as conversas e utilizar os novos conhecimentos para atendimentos futuros.

É bem verdade que a maioria dos do chatbots utilizados hoje ainda não possuem toda essa tecnologia, mas já fazem uma grande diferença para empresas que utilizam. Eles são baseados em perguntas pré-definidas e respostas fechadas, como aqueles atendimentos via telefone que te orientavam a clicar um número dependendo do que você deseja.

As respostas do bot podem ser desenhadas em um fluxograma, guiando desde o inicio até o final da experiência do cliente. Conforme as respostas e solicitações do usuário, o programa vai seguindo um caminho de respostas. Eles podem ser utilizados em bate papos de site, facebook ou aplicativos próprios. Qualquer plataforma que seja compatível com eles.

Conheça abaixo 5 motivos pelos quais um chatbot pode ser útil para a sua empresa:

1-      Eles ajudam a gerar leads:

Os chatbots respondem rapidamente e de forma a se passar por um atendimento humano. Eles podem através do contato com o cliente obter informações e contato do seu cliente como nome, idade, e-mail, telefone.

2-      Eles ajudam a vender

Os chatbots podem ser utilizados para realizar campanhas focadas em vendas. Ele pode envolver os clientes em uma conversa sobre determinado produto e suas características, apresentando vídeos e imagens levando o consumidor a se interessar pelo produto.

3-      Eles tiram dúvidas em e-commerces

Algumas empresas hoje em dia já utilizam chatbots para tirar dúvidas de seus clientes durante o processo de compras online. Sejam elas sobre especificações do produto ou sobre o processo de compra.

4-      Eles ajudam no atendimento ao cliente:

A principal função dos chatbots hoje. Eles são capazes de tirar dúvidas e fazer atendimentos seguindo respostas programadas criadas com base nas dúvidas mais frequentes. Assim é possível reduzir a fila de espera para atendimentos e liberar os funcionários para resolverem os casos mais complicados.

5-      Eles podem realizar agendamentos e reservas:

Se integrados ao sistema interno da sua empresa, eles são capazes de gerir a agenda de consultórios, concessionarias, restaurantes, eventos, hotéis, entre outros.

Os chatbots ainda estão ganhando seu espaço e prometem desenvolverem cada vez mais utilidades e inteligências. Até 2020, 85% das interações dos consumidores será conduzida por um mecanismo automático e será a primeira opção para diferenciar uma empresa de seus competidores. Você já consegue imaginar como sua empresa poderá utilizar essa nova ferramenta?