A Transformação Digital e seu impacto nos negócios Blog Maior
21/06/2017

A Transformação Digital e seu impacto nos negócios

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A Transformação Digital e seu impacto nos negócios

Nós da Maior, entendemos que Transformação Digital é o uso da tecnologia para aumentar de forma significativa a performance e o alcance das empresas por meio de mudanças na maneira como os negócios são feitos.

Entretanto todas as mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos anos, deixaram todo o ambiente econômico e mercadológico mais instável do que jamais foi.

Um estudo da John M. Olin School of Business da Universidade de Washington estima que 40% das atuais empresas da Fortune 500 no S&P não existirão nos próximos 10 anos. Hoje apenas 60 empresas estão na lista da Fortune 500 a mais de 50 anos.

E o que isso significa? Simples. “Jacaré que dorme a onda leva! ”. Isso mesmo! E não precisamos ir muito longe para ver que esse dito popular é cada vez mais real e assombra gigantes que até então eram inabaláveis.

Kodak, Blockbuster e Nokia são alguns exemplos. Elas não enxergaram, ou pior, não acreditaram nas mudanças tecnológicas que aconteciam em seus mercados. E perderam espaço para empresas como Canon, Netflix e Apple.

A tecnologia deu voz e poder ao consumidor. Hoje as pessoas têm o mundo na palma das mãos e podem escolher estar onde for mais relevante para elas naquele momento. O consumidor de hoje não aceita mais que tentem vender para ele, na verdade, ele quer que o ajudem a comprar! Segundo Waldez Ludwig, estudioso do comportamento do consumo, o novo consumidor é “consumerista”, que significa “o consumista do que é bom”.

Sendo assim, é fundamental que as organizações de um modo geral não só saibam muito bem quem é seu público alvo, mas também façam o máximo possível para entender o que eles querem e como eles pensam.

“-Ok. E por onde começo? ”.

“-Boa pergunta pequeno gafanhoto! ”.

Basicamente a Transformação Digital, está ancorada em três elementos básicos:

Transformação dos Processos Operacionais

Com a digitalização/automação de Processos com o uso de ferramentas de BPM (Business Process Management), capacitação sistêmica do colaborador através do ensino a distância, colaboração e redes sociais corporativas e gerenciamento constante de performance.

Transformação da Experiência do Cliente

Na forma de entender o cliente, nova forma de engajar e nos pontos de contato

Transformação dos Modelos de Negócios

Com a criação de modelos de negócios digitais,  novos negócios digitais e globalização digital.

No fim das contas trata-se de fazer uso da tecnologia para criar experiências únicas e extremamente positivas paras nossos clientes.  A tecnologia precisa agregar valor, precisa ser um investimento capaz de oferecer novos negócios para a empresa através da melhoria na experiência do usuário, interação com o consumidor, na aproximação com clientes e fornecedores, gerar informações e ideias para negócios, entre outros.

E esse é um caminho sem volta.

Mas não se assuste! Separamos cinco dicas para que sua empresa possa dar os primeiros passos em direção a transformação digital.

01 – Amplie os canais de comunicação

Os consumidores do século XXI esperam que as marcas interajam com eles por meio de vários canais de comunicação e dispositivos, que esta seja uma conversa de duas mãos, e que conheçam cada detalhe sobre eles, que antecipem suas expectativas e os surpreendam.

02 – Analise os dados

A boa notícia é que a mesma tecnologia que confere tanto poder ao consumidor também é nossa grande aliada. Os dados produzidos a cada compra, download, curtida ou comentário permitem maior entendimento dos interesses, gostos e hábitos dos consumidores, permitindo sermos mais assertivos ao elaborar ações que vão de encontro as expectativas do consumidor.

03 – Não fuja do social

Os consumidores atuais criam, compartilham ou fazem uso de informações online com o objetivo de educarem uns aos outros sobre marcas, produtos, serviços, problemas e soluções. As mídias sociais proporcionam às empresas a oportunidade de envolver os consumidores no início do ciclo de vida, envolvendo interativamente os clientes em seus processos de inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

04 – Esteja atento as mudanças

Entramos em uma fase da nossa evolução em que a tecnologia é cada dia mais acessível. As barreiras de entrada caem constantemente, novos modelos de negócios surgem quebrando paradigmas e obrigando instituições consolidadas a reverem rapidamente a forma como se posicionam. Vimos isso em exemplos anteriores. Mas, o que está acontecendo agora?

O surgimento das fintechs, por exemplo, desafiam os grandes bancos e colocam em xeque um modelo de negócios centenário.

A economia colaborativa que ganhou força com empresas como UBER e AirBnB pegou seus respectivos mercados de surpresa e balançou estruturas até então muito sólidas, como foi no caso do setor hoteleiro em Nova Iorque que viu suas receitas despencarem.

O próprio varejo que ainda sofre para encontrar seu lugar após o advento da venda de produtos online, vê surgirem diariamente novos modelos que desafiam o próprio modelo de e-commerce atual.

As coisas mudam o tempo todo e é preciso ficar ligado.

05 – Mexa-se! Comece agora.

Responda as seguintes perguntas e aja rapidamente para que a Transformação Digital não pegue você desprevenido.

  • Como a Transformação Digital afeta meu negócio hoje?
  • Quais são os reais desafios da minha empresa?
  • O que minha empresa precisa fazer hoje para vender mais amanhã?
  • Como a tecnologia pode ajudar a atingir meus objetivos?

E lembre-se a tecnologia sempre foi e sempre será uma ferramenta. Use com sabedoria.

Bons negócios.