Facebook para a minha empresa? Blog Maior
14/07/2017

Facebook para a minha empresa?

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Facebook para a minha empresa?

Apesar do boom dos últimos anos da utilização das redes sociais como ferramenta de marketing, muitas empresas ainda não entenderam a real importância de estar no Facebook. Acreditam que ter uma fanpage não seja relevante para o seu negócio ou ainda que o seu público alvo não está presente nas redes sociais. Se a sua é uma delas, leia essa matéria até o final e garanto que você vai mudar de ideia.

Oito em cada dez brasileiros estão na rede social. Segundo dados do próprio Facebook, no Brasil existem mais de 100 milhões de usuários conectados e acessando diariamente a rede social mais famosa de todos os tempos. É só parar para analisar e você rapidamente vai perceber que a maioria das pessoas que você conhece estão conectadas.

Ora, com esse tanto de pessoas circulando pelo FB, uma coisa é certa, seu público alvo também está por lá. E porque não aproveitar essa oportunidade de falar com ele?

Rapidez na informação

O Facebook é a forma mais rápida de comunicar promoções, informações e novos produtos. Em minutos você já estará alcançando o público desejado. Além de oferecer uma maneira extremamente ágil de comunicação e atendimento ao seu cliente com os comentários e conversas privadas, os famosos “Inbox”

Comunicação fácil

As pessoas que estão no Facebook geralmente estão em um momento de descontração, por isso quanto mais simples e pessoal for a linguagem utilizada, melhor. A ideia é que sua postagem passe de forma leve entre os posts de familiares e conhecidos do usuário.

Fortalecimento de marca

“Compre baton, compre baton”. A Nestlé sempre soube, a melhor forma de fazer marketing é estar na cabeça do seu consumidor. Ao seguir a sua página, o usuário está abrindo as portas para que você esteja sempre presente no dia a dia dele. Produzir posts com conteúdo realmente relevante e atraente para o seu público você reforça cada vez mais ideias como: minha marca é confiável, eu entendo do que faço e tenho um ótimo relacionamento com meus clientes. Quanto mais a gente vê alguma coisa, mais familiar ela se torna.

Custo-benefício

Fazer uma página no Facebook é completamente gratuito. Desenvolver artes e conteúdo para a divulgação online é mais barato que desenvolver campanhas para meios como TV, Rádio ou impressos. E mais, não existe desperdício. Mesmo que não chame atenção do usuário, ele não poderá “amassar e jogar no lixo”, o conteúdo permanece ali, para que o próximo que passar se interesse por ele.

Impulsionamento

A ferramenta te dá a possibilidade de impulsionar seus conteúdos. O impulsionamento nada mais é do que pagar ao Facebook para que ele aumente seu alcance, levando seu post a um número maior de usuários. E o melhor, com uma boa estratégia não é preciso um orçamento estratosférico para atingir seus objetivos.

Delimitação do púbico alvo

O Facebook ainda é também uma ferramenta maravilhosa para segmentação de público. Ao impulsionar suas postagens você pode definir exatamente o público alvo para o qual a mensagem deva ser direcionada. Ele consegue separar por faixa etária, sexo, localidade, preferências pessoais, entre outros.

Facebook Insights

O próprio Facebook te dá estatísticas de como o seu público está interagindo com a sua página. Com métricas fáceis de serem interpretadas você pode ter acesso ao número de engajamento que suas postagens estão alcançando. Com isso você pode enxergar melhor o que funciona e o que não funciona com o seu público, o que interessa e o que eles realmente não querem ver.

Tudo isso é ótimo, mas a minha empresa não conversa com o público final.

Mesmo empresas b2b tem seu espaço garantido, ainda que o contato com o consumidor final não seja uma coisa habitual. Com o acesso fácil de hoje, em algum momento da decisão de compra, o consumidor acaba indo até a internet para pesquisar sobre o que vai comprar. Estar presente com informações, propagandas e relacionamento pode ser o ponto decisivo para esse cliente.

E agora que você já está mais familiarizado com a ferramenta e suas vantagens, continua achando que ela não é importante para o seu negócio?