WhatsApp anuncia versão para empresas Blog Maior
15/09/2017

WhatsApp anuncia versão para empresas

Escrito por:
WhatsApp anuncia versão para empresas

Atualmente, o WhatsApp possui uma base de 1 bilhão de usuários ativos, tornando-se um dos 10 aplicativo mais utilizados em todo o mundo, segundo pesquisa da revista Exame. Com todo esse volume de acessos, nem todos os contatos são para fins pessoais. Com a transformação digital e as novas exigências do mercado, o WhatsApp já vem sendo utilizado para fins comercias há algum tempo, seja para mostrar cardápios, finalizar vendas ou abrir chamados. Apesar de já ser utilizada, a ferramenta é precária para essa função, principalmente pelo ponto de vista das empresas, que podem chegar a atender centenas de pessoas apenas em um número de telefone, ficando com uma lista sem fim de mensagens para serem visualizadas.

Pensando nesse público, o WhatsApp anunciou na última terça feira, dia 05/09, sua versão voltada para esse público: o WhatsApp Business. Ainda em fase experimental, o aplicativo promete facilitar a vida de empresas que escolherem manter contato com seus clientes por este meio. A novidade deve ser lançada para todos nos próximos meses, mas já está disponível para algumas companhias selecionadas no Brasil e no mundo. A nova versão do aplicativo vai permitir que empresas se envolvam com um grande número de usuários para mensagens específicas, como promoções e uma maneira mais fácil de responder a um grande volume de mensagens

A novidade vai contar com duas opções, uma para pequenas empresas que será gratuita e outra direcionada para empresas de grande porte como bancos, empresas aéreas, comércios eletrônicos, entre outros. Ao que tudo indica essa segunda será uma versão paga, uma maneira de monetizar o aplicativo que hoje não tem nenhuma fonte geração de renda.

No Brasil, o maior cliente dessa fase experimental do projeto é o banco Itaú, que está iniciando o uso da ferramenta com seus clientes Personnalité Digital. Outra empresa que já está utilizando o novo serviço é a companhia aérea KLM. Confirmação de reservas de passagens, envio de notificações de check-in, envio do cartão de embarque ao usuário, status dos voos, são alguns  exemplos das utilidades que versão empresarial do WhatsApp terá.

Veja no vídeo abaixo algumas das funcionalidade que estão em teste.

Preocupado com a segurança de seus usuários, o aplicativo terá ainda a função selo de verificação. O próprio WhatsApp vai realizar uma verificação dos números para garantir que são reais e estão mesmo ligados aquela conta comercial. Os números confirmados por ele exibirão o selo para identificação. Além disso, a função de bloqueio continuará existindo e o cliente poderá escolher caso não deseje mais receber mensagens de determinada empresa.

A ideia da nova versão é simplificar a comunicação entre pessoas e empresas, utilizando tudo o que o WhatsApp já aprendeu ajudando pessoas a se conectarem entre si. “O WhatsApp simplificou a comunicação para as pessoas no mundo todo. Agora, queremos aplicar a mesma abordagem ao levar negócios ao WhatsApp de maneira que crie valor para as pessoas. Estamos entusiasmados em tornar possível conectar pessoas à empresas de maneira rápida e pessoal”, diz Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, em nota.

“Seja alguém se comunicando com uma empresa logo ali na esquina ou localizada no outro lado do mundo, as pessoas esperam que o WhatsApp seja ágil, confiável e seguro. Ouviremos cuidadosamente a comentários durante a fase de teste e enviaremos atualizações à medida que disponibilizaremos estas ferramentas mais amplamente”, completa.

E aí? O que você achou da novidade?