Com a voz: o consumidor Blog Maior
6/10/2017

Com a voz: o consumidor

Com a voz: o consumidor

Muito temos conversado aqui no blog sobra as novas oportunidades que a transformação digital trouxe para o marketing e divulgação de marcas e empresas na web. São dezenas de novas plataformas e ferramentas que se tornaram meios fantásticos de comunicação direta com o seu cliente. Mas todos esses novos caminhos trouxeram também um novo tipo de consumidor. Você já parou para entender esse novo público e fazer uma profunda analise sobre como a sua empresa o vem tratando?

De críticas a elogios, o que antes era falado apenas nas rodinhas de amigos hoje pode ser dito para um número infinitamente maior de pessoas. Essa comunicação pode ser muito valiosa para sua empresa. Com o contato direto com o seu público é possível melhorar pontos falhos, muitas vezes não percebidas pela própria empresa.


Conheça seis características desse novo consumidor


- Não tem horário

As tecnologias de hoje nos permitem acessar a internet de qualquer lugar, a qualquer hora. Não importa se são 3 horas da tarde ou 3 horas da manhã, se seu cliente tiver uma dúvida, alguma uma curiosidade ou simplesmente lembrar que precisa pesquisar alguma coisa, ele vai fazer. Por isso é muito importante estar 24h na internet. Manter uma equipe para tirar dúvidas de seus clientes em todos os horários do dia pode ser inviável, por isso invista em informações de longo prazo. Em blogs e websites as informações que você coloca no ar ficam rodando por muito tempo, e quanto mais estiverem no ar e forem vistas, mais elas agregam valor. Utilize FAQs esclarecedores e divertidos ao mesmo tempo. E, claro, deixe sempre visível o horário de atendimento, para dúvidas que ainda possam restar.


- Está presente nas mais variadas plataformas

Mais do que só procurar informações sobre produtos, o consumidor de hoje deseja estar em relacionamento com as marcas. Quanto mais você se fizer presente e mostrar os valores da marca, mais chances você tem de ser bem avaliado. Diferentes idades estão em diferentes plataformas, os mais jovens, adolescentes por exemplo, costumam estar mais presentes em redes sociais mais recentes como Twitter e Instagram. No facebook o público jovem adulto, entre 25 e 35 anos vem ganhado mais força. É de extrema importância entender seu público alvo e estar presente em todas as plataformas em que eles estejam.

- Deseja conversar de igual para igual

O novo consumidor ganhou voz e deseja conversar. Deseja ser tratado de igual para igual, com respeito, cordialidade e dedicação. Ele quer sentir que sua opinião é importante e levada a sério. Quando inicia uma conversa com uma empresa, seja por qual meio for, Whatsapp, Facebook, E-mail, espera obter informações completas e respostas rápidas.


- É propenso ao marketing de atração

Com toda essa mudança, o marketing agressivo que visa apenas propagandas e vendas rápidas não funcionam com esse novo consumidor. Para atrair e conquistar esse novo cliente a carta da vez é o marketing de conteúdo. Ao contrário do tradicional ele cria formas de ajudar o cliente a solucionar problemas através de conteúdo e informações relevantes, que vão educando seu consumidor e atraindo para o seu produto final. Sua estratégia possibilita e exige o conhecimento do seu público alvo, além de entregar conteúdos relevantes e aproximar empresa e cliente.


- Procuram por opinião de outros antes de comprar

Nos dias de hoje onde obter informação de qualquer tipo é muito fácil, a opinião de outros consumidores ganhou um peso a mais. Dificilmente alguém compra alguma coisa sem ter lido depoimentos e considerações. Por isso sites como o Reclame Aqui ganharam tanto espaço. Esteja atento a esse tipo de manifestação. Esteja a postos para responder e resolver possíveis problemas com qualquer cliente, demonstre que está preocupado com a satisfação do seu público. Coloque espaços para avaliações e testemunhos na página da sua empresa.


- E o principal: Ele tem voz, e vai usar!

O consumidor de hoje sabe que tem voz, e vai usar. Seja para elogiar ou fazer alguma reclamação, é característica do perfil se expressar. Esteja aberto para receber críticas, desfazer mal-entendidos com receptividade. Converse, responda, trate cada um individualizadamente. Aproveite cada oportunidade para conquistar o cliente pelo bom atendimento. Use suas opiniões como diretriz e com certeza irá colher bons frutos no futuro.