Chatbots - O futuro da interação entre consumidor e empresa Blog Maior
5/01/2018

Chatbots - O futuro da interação entre consumidor e empresa

Escrito por:
Chatbots - O futuro da interação entre consumidor e empresa

Se você está antenado com as novidades do mundo tecnológico, com certeza já ouviu falar dos chatbots. Se não, sem problemas, a gente te explica. Também conhecidos como assistentes ou atendentes virtuais ou simplesmente bots, os “chat” (bate papo) “bots” (robôs) são programas que trabalham e gerenciam trocas de mensagem.

Lembra da Siri, da Apple? Ela consegue ligar para números da sua agenda, programar alarmes, conversar com você, contar piadas, fazer pesquisas na internet. Ou seja, o chatbot é um programa que simula conversas humanas, agenda tarefas e consulta outros programas, seguindo comandos preestabelecidos.

Os chatbots representam uma enorme evolução entre pessoas, marcas e tecnologia. Eles podem ser utilizados para atendimento ao cliente, agendamento de consultas, dúvidas frequentes e até em pesquisas de satisfação ou de mercado.  

São robôs desenvolvidos a partir de softwares de comunicação automatizados. Os mais avançados possuem inteligência artificial e são capazes de aprender com as conversas e utilizar os novos conhecimentos para atendimentos futuros.

É bem verdade que a maioria dos do chatbots utilizados hoje ainda não possuem toda essa tecnologia, mas já fazem uma grande diferença para empresas que utilizam. Eles são baseados em perguntas pré-definidas e respostas fechadas, como aqueles atendimentos via telefone que te orientavam a clicar um número dependendo do que você deseja.

As respostas do bot podem ser desenhadas em um fluxograma, guiando desde o início até o final da experiência do cliente. Conforme as respostas e solicitações do usuário, o programa vai seguindo um caminho de respostas. Eles podem ser utilizados em bate papos de site, facebook ou aplicativos próprios, em qualquer plataforma que seja compatível com eles.

Conheça abaixo 5 motivos pelos quais um chatbot pode ser útil para a sua empresa:

1-      Eles ajudam a gerar leads:

Os chatbots respondem rapidamente e de forma a se passar por um atendimento humano. Eles podem, através da conversa, obter informações e contatos do seu cliente como nome, idade, e-mail, telefone.

2-      Eles ajudam a vender

Os chatbots podem ser utilizados para realizar campanhas focadas em vendas. Eles podem envolver os clientes em uma conversa sobre determinado produto e suas características, apresentando vídeos e imagens, levando o consumidor a se interessar pelo produto.

3-      Eles tiram dúvidas em e-commerces

Algumas empresas hoje em dia já utilizam chatbots para tirar dúvidas de seus clientes durante o processo de compras online. Sejam elas sobre especificações do produto ou sobre o processo de compra.

4-      Eles ajudam no atendimento ao cliente:

Essa é a principal função dos chatbots hoje. Eles são capazes de tirar dúvidas e fazer atendimentos seguindo respostas programadas, criadas com base nas dúvidas mais frequentes. Assim é possível reduzir a fila de espera para atendimentos e liberar os funcionários para resolverem os casos mais complicados. Veja mais sobre como atender bem seus clientes

5-      Eles podem realizar agendamentos e reservas:

Se integrados ao sistema interno da sua empresa, eles são capazes de gerir a agenda de consultórios, concessionarias, restaurantes, eventos, hotéis, entre outros.

Os chatbots ainda estão ganhando seu espaço e prometem desenvolver cada vez mais utilidades e inteligências. Até 2020, 85% das interações dos consumidores será conduzida por um mecanismo automático e será a primeira opção para diferenciar uma empresa de seus competidores. Você já consegue imaginar como sua empresa poderá utilizar essa nova ferramenta?