A arte de captar clientes Blog Maior
26/01/2018

A arte de captar clientes

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A arte de captar clientes

Vender é objetivo e item de sobrevivência para qualquer empresa. Mas nunca é uma tarefa fácil, principalmente em tempos de crise financeira. Mais do que esperar clientes satisfeitos indicarem outros clientes, é necessário mais do que nunca captar novos clientes. Graças a internet, que está mudando o mundo, o mercado está em plena transformação os clientes têm sido bombardeados por diferentes conteúdos e mensagens de vendas, abrindo seu leque de possibilidades e deixando-o sempre com um sentimento de urgência ao comprar alguma coisa.

Técnicas mais tradicionais como ligações de prospecção, e-mail em massa, mídia off-line, eventos, feiras e estratégias que visam soluções milagrosas vem, a cada dia mais se tornando ineficazes e escancarando a necessidade de pensar em um bom plano de captação de novos clientes.

A captação de clientes nada mais é do que um método usado por empresas para garantir um crescimento constante. Consiste em buscar o seu cliente, jogando iscas interessantes ao seu público alvo, atingindo até pessoas que nem sabiam que precisavam do seu produto, sem depender exclusivamente de fatores fora do seu controle para ter sucesso.

 

Conheça abaixo algumas estratégias que podem ser utilizadas para uma captação qualificada de clientes:

 

- Conheça bem o seu cliente

Quem é a pessoa que vai comprar de você? É imprescindível entender isso para conseguir criar uma estratégia eficaz de capitação. Mas vá mais além, o que esse cliente espera da minha empresa? Como ele deseja ser tratado? Estamos vivendo a era da segmentação, descubra seus hábitos, interesses e medos e fale com ele de 1 para 1.

- Tenha um site bom de navegar

Hoje as pessoas acessam sites de qualquer plataforma e a qualquer hoje. Crie um site de fácil navegação, com as informações mais relevantes logo de cara e, principalmente, que seja responsivo. Tenha conteúdo próprio e relevante para oferecer a quem chegar até o seu site vindo de outros meios de divulgação.

- Seja claro ao falar de proposta e de valores

É comum entrarmos em sites desejando mais informações e darmos de cara com uma explicação muito complexa sobre o produto ou serviço e nenhuma informação sobre valores ou condições. Essa ideia de “quanto mais complexo, mais valor” não funciona mais. Hoje as pessoas desejam saber o máximo de detalhes sobre o que vão adquirir e ver que a empresa oferece essas informações de forma rápida de clara tem impactos extremamente positivos.

- Atraia pelo marketing de conteúdo

Oferecer conteúdo rico e de qualidade é essencial para “pescar” novos clientes. Dê informações úteis, relacionadas ao seu seguimento, que seu cliente possa usar no dia a dia. Isso vai fazer com que ele veja valor na sua empresa. Mostre que ele precisa do que você faz e nem sabia, despertando o interesse dele pelo que você faz.

- Crie um fluxo de e-mails segmentados

O e-mail marketing aliado ao marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para manter o interesse do seu público. Crie um fluxo de e-mails segmentado, uma série de e-mails para serem enviados de forma automática para cada grupo de possíveis ou já clientes, levando em conta o momento do funil de compra em que eles estão.

- Use mídia paga

A mídia paga, principalmente em sites de busca e redes sociais, é extremamente eficaz na divulgação do seu conteúdo, e claro, na captação dos clientes. Impulsionamento no facebook e Adwords para o Google são imprescindíveis para ter um bom alcance de pessoas. Além de possuírem ótimas ferramentas de segmentação, levando sua mensagem precisamente a quem vai se interessar por ela e vai ter dificuldades em recusar.

Pare de contar apenas com a sorte para ganhar novos cliente. Desenhe uma estratégia bem pensada para atrair novos clientes para o seu negócio. Você também pode contratar uma agência especializada em marketing para desenhar esse plano com você