Facebook completa 14 anos Blog Maior
2/02/2018

Facebook completa 14 anos

Escrito por:
Facebook completa 14 anos

Nesse domingo, dia 04/02, o Facebook completa 14 anos de existência. Criado em 2004 pelos então estudantes da Harvard Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, a rede social tinha o intuito de conectar os estudantes da mesma unidade. Com o tempo, foi expandindo para estudantes de outras universidades e gradualmente foi aberto para todo o mundo. Em 2017, bateu os 2 milhões de usuários espalhados por todo o globo, se tornando a rede social mais utilizada em todo mundo. Quem aqui passa um dia sem dar pelo menos uma olhadinha no que está rolando no universo do Facebook? Para comemorar essa data, vamos falar um pouquinho sobre o que ele trouxe para as nossas vidas.

O facebook revolucionou o relacionamento entre as pessoas. Aproximou amigos e parentes distantes, fazendo com que essas pessoas possam se acompanhar no dia a dia. Possibilitou que milhares de pessoas se encontrassem e se conhecessem, a partir de afinidades e interesses.

Com toda essa troca de informações se tornou ainda um veículo poderoso politicamente falando. Com a facilidade de encontrar pessoas com os mesmos pensamentos e dialogar em tempo real, ele influenciou mobilizações sociais na ultima década, se tornando um verdadeiro instrumento de amplificação de vozes. A Primavera Árabe, Indignados da Espanha e Occupy Wall Street, no ano de 2011, contaram com um engajamento decisivo vindo das pessoas pela rede social. Em 2013, a mobilização que ocorreu no Brasil, também contou com a facilidade da comunicação via Facebook para acontecer. Além de milhares de pequenas mobilizações que acontecem todos os dias como grupos que combatem a homofobia, mutirões para arrecadar agasalhos para necessitados e até rações para animais abandonados.

Com isso se tornou a maior fonte de informações do mundo. A maior parte do conteúdo consumido mundialmente hoje, sejam notícias, textos, vídeos ou informações vem diretamente do facebook. Algumas pessoas nem abrem outros tipos de veículos na internet, consomem apenas o que é postado e difundido dentro da rede social.

Além das influências sociais, o Facebook trouxe também novidades também para a economia e deu espaço para a criação de novos empregos. Há 10 anos atrás, quem iria imaginar o cargo de social media? A gestão de mídias sociais se tornou uma das mais novas profissões, empregando milhares de pessoas em todo o mundo. E quanto a eficácia do marketing feito na rede social, não temos nenhuma dúvida, né?! Milhares de empresas utilizam o Facebook para divulgar seus produtos e como canal de atendimento e comunicação com seus clientes. Para saber mais a fundo sobre como o Facebook pode ser utilizado como ferramenta de marketing, veja nosso post “Facebook para a minha empresa?”.

Mesmo com todas essas novidades e facilidades trazidas pelo facebook, claro que como tudo no mundo, ele também tem seus lados ruins. Mas tudo depende de como utilizamos a ferramenta que temos em mãos. Parabéns, Facebook! Muitos anos de vida, de interações e informações. E obrigada, Mark Zuckerberg e seus amigos!