Marketing digital no mundo da gastronomia Blog Maior
9/02/2018

Marketing digital no mundo da gastronomia

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Marketing digital no mundo da gastronomia

O mercado gastronômico é uma área que sempre esteve presente e trouxe bons resultados para quem sabe lidar com ela, afinal todos nós precisamos comer, e com a correria dos dias atuais, poucas são as pessoas que dispõe de tempo para fazer sua própria comida. E o mercado vem ganhando ainda mais espaço nos últimos anos, com a gourmetização de alimentos comuns, a conscientização sobre refeições mais saudável, o despertar de uma parcela da população para uma alimentação vegetariana e a popularização de programas de TV sobre o assunto.

Mas, mesmo com todo esse espaço, o mercado gastronômico é ainda um dos que mais exigem habilidades de gerenciamento. Apesar de serem abertos 79 novos estabelecimentos diariamente em todo o pais, 27% deles fecham as portas ainda no primeiro ano por conta da concorrência acirradíssima. Por esse motivo é primordial que donos de restaurantes, bares, lanchonetes, estre outros, se preocupem desde o inicio com a boa imagem do seu negócio, garantirem a clientela e se destacarem no meio de tantas ofertas.

Uma boa estratégia de marketing digital pode ser o diferencial para garantir muitos anos de sucesso para o seu estabelecimento.

1. Presença

O primeiro de todos os passos é estar presente, e isso começa com um bom website. Nele deve ser exposto de maneira fácil, conteúdo útil para quem procura por você, como cardápio, delivery, localização, promoções, horário de funcionamento e formas de pagamento. Obter essas informações geralmente é o primeiro motivo que leva seu cliente a pesquisar por você deixa-las bem a vista faz com que ele já comece se sentindo bem atendido. Mas para se destacar, você precisa ir mais além.

Oferecer bom conteúdo é essencial para um bom posicionamento nas ferramentas de busca, e para gerar engajamento com o seu cliente. Blogs e matérias pertinentes ao seu assunto são grandes aliados na hora de gerar novos leads e manter o relacionamento com quem já é seu cliente. Afinal, fidelizar é a alma desse negócio, imagina ter que depender de apenas de novos consumidores entrando todos os dias no seu restaurante. Se o seu restaurante vende comida japonesa, fale da cultura, de curiosidades, dê receitas. Se o seu bar é temático utilize tema como link entre você e seu consumidor.

2. Relacionamento personalizado

Outra estratégia que funciona muito bem no mundo gastronômico é ser bem pessoal com o seu cliente. As pessoas passam bastante tempo dentro de bares e restaurantes e gostam de se sentirem conectadas com o local. Utilize as redes sociais para falar a língua dele. Leve em conta o estilo de vida do seu publico alvo se são adeptos de uma vida mais saudável ou gostam de fast food, se preferem drinks ou cerveja. Em geral as mídias visuais como o Facebook e o Instagram funcionam melhor ao deixar a vista imagens que dão agua na boca.

3.Explore o e-mail marketing

Outro meio que permite a personalização da mensagem é o e-mail marketing. Segmentando corretamente o seu público você consegue chegar a pessoa certa, na hora certa. Faça testes e descubra os melhores horários para o envio de cada conteúdo. Promoções de almoço e deliverys funcionam bem as 10:30 da manhã, na hora em que a fome está começando a despertar, para quem está trabalhando e ainda não pensou no que vai comer hoje.

4. Escute seu cliente e procure melhorar

É muito comum que as pessoas deem feedback sobre restaurantes e bares que elas frequentaram e gostaram ou não. Posts com imagens de comida podem despertar os mais variados tipos de comentários. Interaja com eles sempre, independente do teor da mensagem. Converse, explique, peça desculpas. Milhares de outros possíveis consumidores também estão vendo e isso pode contar muito positivamente. Fique de olho também em plataformas direcionadas para isso, onde as pessoas avaliam estabelecimentos.

Faça promoções com um tipo de alimento ou bebida que vá levar as pessoas para dentro do seu estabelecimento e incentiva-las a consumir coisas mais caras, que vão valer a promoção que você está oferecendo, como promoções de chopp que sempre levam as pessoas a consumir petiscos.

5. Tenha um diferencial

E por fim, descubra o seu diferencial no mercado. Tente não ser genérico como “um bom atendimento”, isso é essencial. Pense em coisas que realmente vão fazer o seu cliente escolher você frente a tantas outras opções e colha os louros de um marketing bem-sucedido por longos anos.