6 dicas para aumentar o seu mercado consumidor e vender ainda mais Blog Maior
6/12/2018

6 dicas para aumentar o seu mercado consumidor e vender ainda mais

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6 dicas para aumentar o seu mercado consumidor e vender ainda mais

O setor de serviços cresce a cada ano aumentando constantemente o número de bons concorrentes e claro, de consumidores esclarecidos e exigentes. Se você trabalha com serviços com certeza sabe bem a necessidade de estar sempre atraindo e aumentando seu mercado consumidor.

Conquistar novos clientes e fidelizar os antigos é um dos maiores desafios enfrentados por empresas de qualquer tipo, no entanto o setor de prestação de serviços é considerado uns dos melhores para atingir esse feito.

Para isso algumas estratégias precisam ser adotadas. Conhecer bem seu mercado e público alvo e buscar melhorias e segmentações do seu serviço são apenas algumas delas. No post de hoje reunimos 5 dicas que vão ajudar a sua empresa a garantir a satisfação de seus clientes e atrair novos consumidores. Confira!

Dica n° 1: Procure sempre melhorar seus serviços

No mercado de serviços, o produto final é sempre intangível, não é um objeto que o cliente leve para casa e possa ver nele os bons resultados da sua compra. Por esse motivo a percepção da experiência que ele tem ao comprar e ao utilizar os seus serviços é o que mais conta.

Procure estar sempre buscando por melhorias, aperfeiçoando técnicas, treinando e aumentando o conhecimento de seus funcionários, acompanhando as novidades tecnológicas e do seu segmento.

Oferecer serviços inovadores e garantir a excelência na prestação dos mesmos são pontos essenciais para se manter competitivo no mercado consumidor, e precisam estar sempre entre os focos principais da sua empresa.

Dica n° 2: Especialize seu serviço

Quase todos os setores do mercado estão saturados e disputam dia a dia com milhares de concorrentes. Uma das soluções mais inteligentes para crescer e ganhar destaque no mercado é se especializar em um nicho especifico do seu público alvo e oferecer soluções personalizadas para eles.

No ramo da gastronomia, por exemplo, públicos vegetarianos e seguidores de uma dieta mais saudável vem ganhado cada vez mais adeptos, muito pela facilidade de obter informações e de comunicação proporcionados pelo acesso fácil e rotineiro a internet. Embora esses grupos venham crescendo consideravelmente, ainda enfrentam dificuldades em encontrar restaurantes e deliverys especializados em suas opções.

Dar atenção a esses nichos e dedicar, se não todo, uma parte considerável do seu negócio para essas pessoas é uma das grandes sacadas para deslanchar no mercado consumidor.

Dica n° 3: Conheça bem o seu público

Outro grande diferencial para aumentar sua cartela de clientes no mercado consumidor é conhecer a fundo seu público alvo. Mais do que saber a que grupos de pessoas seu serviço se direciona, é primordial conhecer os perfis de quem compra da sua empresa.

Quem são essas pessoas? Quais são seus desejos e necessidades? O que gostam de fazer? Quais são os problemas que enfrentam? Qual desse problemas pretendem resolver ao contratar o seu serviço? Essas são algumas das perguntas que você deve fazer ao traçar sua persona.

Conhecer profundamente seu cliente, além de proporcionar um atendimento mais personalizado, ainda vai te ajudar, e muito, na hora de fazer o marketing da sua empresa, possibilitando ser mais assertivo no destino da divulgação dos seus serviços.

Confira nosso post sobre Como construir o perfil certeiro do seu cliente

Dica n° 4: A divulgação é a alma do negócio

Para que comprem de você, seu mercado consumidor precisa saber que você existe! E mais ainda, que você oferece serviços que podem resolver seus problemas. Para isso, nada mais indicado do que um plano de marketing e um investimento consciente em sua divulgação.

Embora alguns tipos de serviço ainda peçam também o investimento em mídias tradicionais, a grande protagonista do marketing atual é a internet. Anúncios online possuem alcance e velocidade de compartilhamento de informações muito maiores.

Inbound marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, todas essas estratégias e ferramentas servem para levar um conteúdo relevante para o seu público e conquistar confiança por meio de autoridade no seu segmento. Além de que, as redes sociais são um novo braço do atendimento ao cliente. É muito importante que a sua empresa esteja atenta a boa interação com seus clientes no meio digital.

Dica n° 5: Mais do que ofertas, informações

Você já percebeu que às vezes, mesmo montando promoções e ofertas incríveis para o seu mercado consumidor, suas vendas parecem não deslanchar? Na maioria dos casos isso acontece porque você não consegue despertar em seus clientes um dos sentimentos mais importantes na compra de algum serviço ou produto: o sentimento de urgência.

É o sentimento de urgência, seja para a necessidade daquele serviço em nossa vida ou de uma oportunidade imperdível que nos leva a fechar negócios e assinar contratos.

Explicar com detalhes o funcionamento e o prazo de uma promoção, mostrar em números quanto seu cliente vai economizar ao adquirir seu serviço naquele momento, mais do que “obriga-lo” a comprar, você faz com que ele enxergue uma verdadeira oportunidade e compre sem nenhum sentimento de culpa.

Dica n°6: Analise seus resultados

A melhor maneira de descobrir se suas ações estão funcionando, se a qualidade do seu serviço está agradando ou mesmo saber em qual nicho do seu mercado consumidor investir, é através de uma análise dos seus resultados.

Além das informações geradas dentro da empresa, visões de colaboradores externos e opiniões do seu público também devem ser levadas em consideração na hora de fazer uma boa avaliação.

Defina indicadores dentro de cada setor da sua empresa, como finanças, vendas, qualidade e atendimento. Mensurar a satisfação dos seus clientes é uma ótima maneira de saber onde sua empresa está errando ou mesmo acertando. Além de que, todas essas informações também serão de grande valia na hora de traçar objetivos futuros.

Independentemente de quais sejam os serviços que a sua empresa oferece, um bom planejamento é fundamental para garantir o aumento do seu mercado consumidor. Arriscar em estratégias aleatórias pode te custar tempo e dinheiro preciosos. Siga nossas dicas e conquiste de vez todo o seu mercado!