7 dicas infalíveis para captação de novos alunos através das redes sociais Blog Maior
11/12/2018

7 dicas infalíveis para captação de novos alunos através das redes sociais

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7 dicas infalíveis para captação de novos alunos através das redes sociais

Sabemos que hoje em dia quase todas as pessoas estão inseridas em pelo menos uma rede social. Embora cada uma tenha uma faixa etária mais acessada ou objetivos mais específicos, uma coisa é certa, seu público também está agora mesmo utilizando as redes sociais.

Embora não sejam um meio especifico para vendas, é possível, e de maneira muito eficaz, utiliza-las para captar seu público alvo, manter um relacionamento com ele e mostrar sua autoridade no segmento de educação, seja você escola ou universidade.

Pais e alunos procuram por credibilidade e experiência na hora de escolher a melhor instituição de ensino. Através de conteúdos interessantes, é possível passar a confiança que seus alunos precisam, mantendo a humanização e o bom relacionamento via internet.

Além de ajudar na hora de alcançar bons resultados na captação de novos alunos, é possível ainda fortalecer sua marca e fidelizar os que já estudam com você. Separamos hoje 7 dicas infalíveis para a captação de alunos pelas redes sociais.

- Conheça seu público alvo

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing de sucesso, seja nas redes sociais ou não, é conhecer bem o seu público e descobrir onde ele está. Faça uma análise sobre o seu púbico alvo: qual sua idade, quem é o responsável pela decisão da instituição de ensino onde ele irá se matricular e quais são os critérios para essa escolha.

Alunos de pré-escola e ensino fundamental dependem exclusivamente da decisão dos pais para a matrícula. Já os de ensino médio costumam ter influência nessa decisão. Para faculdades e cursos profissionalizante é comum que o próprio aluno decida a instituição, mesmo que nem sempre ele seja seu próprio responsável financeiro.

Mesmo entre alunos adultos, as diferenças entre eles podem ser enormes. Jovens recém-formados no ensino médio tem interesses diferentes de adultos procurando por uma recolocação no mercado, assim como estudantes de exatas possuem um perfil bem diferente dos de humanas.

- Defina o melhor canal para se conectar com seus alunos

Depois de descobrir qual, ou quais são seus públicos alvos. É hora de descobrir qual o lugar certo para captar eles. Hoje em dia existem várias redes sociais, com direcionamentos diferentes, e claro públicos diferentes. A principal diferença entre eles é a faixa etária dos seus usuários e os objetivos pelos quais se cadastraram.

O Facebook ainda é a mais utilizada de todas, mas concentra mais usuários de idade mediana, acima dos 30 anos. Já os mais jovens costumam utilizar o Instagram e o Twitter. O Linkedin costuma ter usuários mais interessados em negócios e mercado financeiro.

É preciso escolher com cuidado o canal correto para fazer seu investimento em captação de alunos via rede social ou, com certeza não verá os resultados esperados e planejados.

- Lembre-se das limitações geográficas

As redes sociais, principalmente as que possuem publicações que podem ser impulsionadas, ou seja, pagas para terem um melhor direcionamento, possuem a opção de definir qual a área de alcance geográfico você deseja atingir.

Escolas que possuem somente uma unidade devem direcionar seus investimentos apenas para a cidade onde se encontram e locais próximos o suficiente, onde pais e alunos ainda possam se interessar por seus serviços. Direcionar esforços para locais fora desses parâmetros é, além de perda de tempo, de dinheiro.

Mesmo as instituições que possuem cursos de ensino a distância precisam prestar atenção a esse fator. Mesmo que não possuam barreiras geográficas, é interessante analisar seus dados de vendas e perceber onde você pode trabalhar melhor. Promoções podem ser enviadas a locais onde o seu curso não vende tanto e regionalismos podem ser utilizados para captar alunos de forma certeira.

- Ofereça conteúdos de qualidade

O conteúdo é a ponte entre você e o seu cliente. Para conseguir captar novos alunos para a sua instituição de ensino, é fundamental se fazer valer do marketing de conteúdo e oferecer informações que despertem seu interesse. Busque produzir conteúdos relevantes que possam auxiliar seu público a resolver questões e dificuldades do seu dia a dia e que possa ainda, mostrar autoridade e conhecimento sobre a sua área de atuação

Crie textos que além de interessantes sejam educativos, informativos e entretenham seu público alvo. Geralmente o espaço para texto em redes sociais são escassos, mas você sempre pode direcionar as pessoas para dentro do seu blog, onde você pode oferecer informações mais completas.

- Utilize depoimentos e histórias de quem já é seu aluno

A opinião e experiência de outras pessoas influencia cada vez mais nas decisões de compra. Por esse motivo, conteúdos como depoimentos e cases de sucesso, são essenciais para a captação de novos alunos.  principalmente para aquelas pessoas que já acompanham seus perfis nas redes sociais e já estão interessadas em fechar negócio, são essenciais.

Os depoimentos podem ser feitos em formato de texto ou de vídeos e podem ficar expostos já nas suas redes sociais ou ter um link de direcionamento para dentro do seu site, por exemplo. Mostre as qualidades da sua escola e como ela ajudou outros alunos a alcançarem seus objetivos.

Referências positivas são importantes para convencer os estudantes de que eles farão a escolha certa se optarem pela sua instituição de ensino.

- Interaja com seus alunos e público alvo

A redes sociais são canais fortíssimos quando o assunto é fortalecer a relação com o seu público. As pessoas não acessam redes sociais para comprar ou adquirir serviços e sim para ver temas interessantes e interagir.

Utilize seus perfis para socializar com essas pessoas, e não apenas se promover. Responda além dos questionamentos sobre o seu negócio também os comentários sobre seus conteúdos. Adote uma postura e linguagem aproximativa e humanizada para tornar qualquer conversa mais interessante e positiva.

Um bom trabalho com as redes sociais pode mais do que captar novos públicos e transformar interessados em alunos, criar verdadeiros fãs da sua instituição.

- Monitore todo o seu trabalho

Para que qualquer tipo de estratégia de marketing seja eficiente ao final das contas, é preciso documentar e acompanhar de perto todas as ações feitas em cada uma das redes sociais e os resultados obtidos. Essas informações vão te ajudar a entender o que funciona melhor com o seu público alvo e aprimorar seus métodos.

Por meio de análise das suas métricas é possível descobrir qual a melhor linguagem, o melhor conteúdo, a melhor rede social, entre outras informações que serão de extrema importância na hora de planejar futuras ações.

Agora que você já tem as dicas para captar novos alunos via rede social, que tal saber mais sobre conceitos de marketing educacional que todo gestor escolar precisa saber.