O inbound marketing é realmente mais barato que outras estratégias? Blog Maior
26/12/2018

O inbound marketing é realmente mais barato que outras estratégias?

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O inbound marketing é realmente mais barato que outras estratégias?

Na era digital, na hora de vender e conquistar novos clientes, a inovação já não é mais uma vantagem e sim um pré-requisito para qualquer tipo de negócio.  Os profissionais de marketing já sabem disso há algum tempo e as empresas vem percebendo melhor a cada dia: a velha formula batida de vendas já não funciona mais.

Para se adequar ao novo mercado e as exigências desse novo público que surgiu junto com ela, novas técnicas foram desenvolvidas e o inbound marketing é o que destaca dentro delas.

Dentro de um processo disruptivo, o inbound marketing vem para criar relações duradouras com o público alvo, entregando conteúdos úteis e informações realmente relevantes para o dia a dia dele. Essa relação, quando bem construída melhora a imagem do seu negócio, gera valor para o seu serviço e cria clientes conscientes do que realmente querem e como querem.

E o melhor de tudo: com um custo bem menor.

Os processos de inbound marketing além de serem mais baratos, possuem um ótimo retorno sobre investimento (ROI), diminuem o ciclo de vendas, aumentam a percepção de valor do seu serviço, prepara seu cliente para a compra e pode ser mensurado a qualquer momento.

Confira os 05 motivos pelo que o Inbound Marketing é o melhor negócio que você pode fazer pela sua empresa para gerar bons resultados diminuindo os custos.

Diminuindo custos:

O inbound marketing é cerca de 3 vezes mais barato do que outros formatos de marketing por dois motivos:

  • Diferentes do outbound marketing, demanda mais esforço do que dinheiro
  • Todo o seu investimento é melhor utilizado

Gerar um bom contato não é de graça, é claro. Todo o marketing de bons resultados precisa de investimentos. Mas a grande vantagem do inbound é evitar desperdícios, de tempo e dinheiro através de métricas.

Dentro da estratégia existe uma métrica específica para saber o quanto você gastou para conseguir cada contato gerado através dela. É o CPL, custo por lead. Nessa conta, todos os valores investidos na sua campanha como manutenção de blog, impulsionamentos, criação de artes são somados e divididos pelo número de leads gerados.

Essas informações são capazes de te orientar para o melhor caminho de investimentos, quais as ações funcionam melhor e merecem mais foco.

E o material criado online, para o inbound, diferente de impressos e propagandas de TV e rádio, não tem prazo de validade. Um post blog por exemplo, ao ser jogado na rede vai sempre gerar novas visitas ao seu site. Não é preciso gastar com papéis, que irão para o lixo sem nenhuma garantia de chegar ao seu público certo, nem gastar rios de dinheiro em propagandas que passam em horários e canais onde seu púbico não está.

 

- Agilizando as vendas

Ciclo de vendas é o tempo que a sua empresa gasta desde o primeiro contato até o fechamento do contrato, incluído todas as etapas de comercial. Quanto mais tempo gasto nesse processo, maior o custo de aquisição de cada cliente.

Uma das vantagens do inbound marketing é conseguir diminuir o tempo até a compra. Os leads conquistados pelo inbound já tiveram contato com o seu conteúdo e possuem muito mais informações para entender a necessidade e o valor do seu produto. Isso os coloca mais cedo na etapa de decisão para a compra.

Segundo a pesquisa Martech 2017, 50,4% das empresas de tecnologia que adotam Inbound Marketing possuem um ciclo de vendas menor do que 30 dias. Apenas 29,5% das que usam métodos Outbound possuem o mesmo desempenho.

- Possibilitando mensuração

Diferente do marketing tradicional, o inbound marketing pode completamente mensurado a qualquer etapa do seu projeto.

Imagine que você tenha investido em um anúncio do seu serviço em revistas e televisão, dá para você ter alguma ideia sobre quantas pessoas realmente viram sua propaganda? Quantas olharam seu anuncio, mas não leram suas informações? Quantas apenas trocaram de canal quando sua propaganda começou?

Não dá pra saber, né?

No inbound marketing, e nas estratégias online em geral, é possível fazer essa mensuração através de ferramentas de web analytics. Através de relatórios, que podem ser feitos em qualquer período da sua campanha (diário, semanal, mensal) é possível verificar como está seu andamento e se ela está atingindo o resultado esperado.

É possível verificar quantas pessoas abriram o seu link ou e-mail marketing, quanto tempo elas passaram dentro do seu texto para confirmar se estão lendo mesmo seu conteúdo, quantas pessoas pensaram em finalizar a compra do seu serviço, mas desistiram no carrinho ou quando viram o preço.

No inbound é possível ainda fazer teste A/B e verificar o que funciona melhor com o público que você deseja atingir.

Ter esse tipo de conhecimento é essencial para controlar o seu investimento e otimizar suas campanhas, chegando a um ROI cada vez melhor.

- Educando seu público

Como o inbound se utiliza do marketing de conteúdo para atrair a atenção do seu possível comprador, temos a possibilidade de criação de conteúdos interessantes para ajudar o dia a dia do seu público alvo, mas mais do que isso, para educa-los sobre o seu mercado.

Ao mesmo tempo que apresenta o seu serviço via internet para o seu cliente, apresenta também o quanto ele precisa do seu serviço e não sabia. Toda essa necessidade de compra será gerada com informações de como o seu serviço funciona e como sua empresa trabalha.

Ao longo do funil de vendas, seu visitante será nutrido e educado sobre o serviço que você oferece. Dessa maneira, ao chegar no momento da compra ele já sabe exatamente do que e por que precisa.

Um cliente informado, além de precisar cada vez menos de serviços de suporte, tendo uma melhor experiência com o seu produto, ainda dificilmente cairá em propostas de empresas que não oferecem serviços de valor, o que sem duvidas torna o seu mercado muito melhor.

- Aumentado seu Ticket médio

Esse mesmo processo de educação que ajuda a educar o seu cliente para que faça compras conscientes e com melhores experiências, ainda tem a capacidade de trazer mais um benefício para a sua empresa: o aumento do ticket médio.

Ao levar, através do inbound marketing, conhecimento aos seus possíveis clientes, você gera neles uma visão de autoridade no assunto e de valor para seu serviço. Clientes instruídos e que veem valor naquilo que estão adquirindo, dificilmente se incomodam em pagar valores mais justos e mais altos, diferente daqueles que não passaram por esse processo de educação.

Aliando conteúdo para atrair e educar o seu público com estratégias bem direcionadas o inbound marketing proporciona uma estratégia mais assertiva com menos investimento.

Confira também outras dicas para aumentar suas vendas no mercado de serviços.