Conheça os 8 Ps do Mix de Marketing e a sua utilização com o Marketing Digital Blog Maior
28/12/2018

Conheça os 8 Ps do Mix de Marketing e a sua utilização com o Marketing Digital

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Conheça os 8 Ps do Mix de Marketing e a sua utilização com o Marketing Digital

Estamos na era da informação, onde cada vez mais pessoas estão conectadas, seja em seus computadores, tablets ou smartphones. Com esses aparelhos a vida está cada vez mais prática, as contas podem ser pagas online e as compras também são feitas pela internet. Isso torna inevitável que as decisões de compra sejam realizadas por pesquisas online, com análises de compra e consumo, o que faz com que o processo se torne mais intuitivo e automatizado.

Mas, muito antes do conceito de marketing digital, o mix de marketing já existia com os 4 Ps: produto, preço, praça e promoção. Esse conceito refere-se a um conjunto de estratégias que são usadas para gerar o desejo de compra nas pessoas, que devem ser planejadas e personalizadas de acordo com o seu negócio e do seu público alvo.

Agora, os 4 Ps não são mais suficientes para enxergar todos os elementos que devem ser levados em conta para uma estratégia de sucesso. Isso nos levas aos novos Ps do mix de marketing: pessoas, processos, posicionamento e performance.

Entender os 8 Ps do mix de marketing e planejar os seus passos com base nessas estratégias podem ser cruciais para o seu negócio, e dar vantagem em relação aos seus concorrentes.

Quer saber mais sobre como funciona os 8 Ps do mix de marketing e a sobre a seu envolvimento com o marketing digital? Continue acompanhando o nosso post blog.

 

4 P(s) do Marketing

- Produto

Primeiro pilar do mix de marketing, o produto é aquilo que se vê da empresa, o seu principal bem. Você precisa conhecer o seu produto e procurar entender o que o consumidor espera dele, porque precisa dele.

Antes de tudo é necessário entender e definir o que deve ser entregue no seu produto, para facilitar a elaboração de estratégias e direciona-las para o seu público alvo.

- Preço

Esse pilar se refere ao valor que você vai cobrar pelo produto que será entregue ao cliente. É muito importante para a sua estratégia, pois ele é responsável pela forma como o seu produto é visto pelos consumidores.

Porém, esse P não é apenas o valor monetário, mas sim o valor agregado e perceptível da marca, logo chegar a um equilíbrio justo para as duas partes é a forma de garantir a

- Praça

O terceiro pilar do mix de marketing é conhecido como praça por ser a colocação do seu produto ou serviço no mercado, a forma como o seu cliente chega até você.

Para esse fator é necessário saber onde estão as pessoas que se interessam pelos seus produtos ou serviços, para assim oferecer onde serão vistos, desejados e comprados. Saiba onde o seu público mora, em quais estabelecimentos ele vai normalmente, se prefere comprar online ou em lojas físicas e questões relacionadas a distribuição e consumo. 

- Promoção

O último pilar é a promoção. Esse conceito não tem nenhuma relação com liquidação ou descontos, mas com a forma que você vai promover o seu produto ou serviço e como ele vai chegar no público. É preciso investir nas medidas certas para que o cliente possa reconhecer o potencial do que você está oferecendo e enxergar a solução para os seus problemas.

 

Os novos P(s) do Marketing

- Pessoas

Esse P se refere ao marketing de relacionamento, que é usado para construir uma relação de confiança entre a sua empresa e os seus clientes.

Se preocupar com pessoas é essencial para o seu negócio, tratar os clientes bem em todas as etapas de compra, ouvindo as suas necessidades e encontrando a melhor solução para eles. 

- Processos

Esse pilar vai se referir ao conjunto de fluxos de trabalho, procedimentos e metodologias adotadas na sua empresa. Os processos vão orientar no que deve ou não ser feito, e o que é necessário para atingir uma padronização nas entregas da empresa, sendo ela interna ou externa.

- Posicionamento

Posicionamento é ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público. Entendendo o seu público alvo, é bem mais fácil planejar a apresentação da sua empresa para o consumidor e as estratégias para que a sua marca não saia da cabeça dele e seja lembrada.

Tudo isso contribui para o posicionamento que você quer para a sua marca.

- Performance

Nesse pilar fala sobre o sucesso que a sua empresa está tendo no mercado. O primeiro passo é definir um indicador de resultados, que vai permitir avaliar o desempenho das suas campanhas e traçar novas estratégias quando necessário.

Esses indicadores vão permitir saber o que está sendo conquistados e se seus objetivos estão sendo bem-sucedidos, e dar uma ideia para onde ir caso não esteja funcionando.

 

Mix de Marketing e o Marketing Digital

O Marketing Digital faz parte do Mix de Marketing e envolve ações como relacionamento com o público, através do e-mail marketing, geração de valores, a partir dos conteúdos e valorização da parte social com a gestão das mídias sociais.

Todos esses componentes do marketing digital estão no planejamento e são inseridos no mix de marketing, sendo usados para promover o seu produto ou serviço.

Mas, é muito importante ter em mente de forma clara como fazer a sua comunicação. Qual tom usar, quais redes sociais usar e o tipo de conteúdo. Principalmente definir o que será entregue através da internet.

Os 4 Ps até hoje fazem sentido, apesar das adaptações para contextualizar com um mundo que está cada vez mais conectado. Com todas as transformações da era digital foi preciso um complemento, com mais 4 pilares, formando então os 8 Ps, que são importantes ferramentas de estratégia para a sua empresa.  Não deixe de usa-las para o crescimento da sua empresa, e continue atento ao nosso blog porque em breve teremos mais posts sobre esse tema!