SAC 2.0: Saiba mais sobre essa ferramenta e como aplicar no seu negócio Blog Maior
2/01/2019

SAC 2.0: Saiba mais sobre essa ferramenta e como aplicar no seu negócio

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SAC 2.0: Saiba mais sobre essa ferramenta e como aplicar no seu negócio

O SAC, ou serviço de atendimento ao consumidor, sempre foi o departamento utilizado para atender as necessidades do público. Mas sua ineficiência costumava ser constante na maioria das empresas, o que tornava problemas com o atendimento algo bem comum para os clientes.

Muitas empresas que tiveram grandes crescimentos de forma rápida, não conseguiram suprir as necessidades de seus clientes somente com o sistema de SAC pelo telefone, o que era um pesadelo para seu público. Mas felizmente, com a força das redes sociais esse tipo de problema tem diminuído cada vez mais.

Com entrada das marcas nas redes sociais, o consumidor passou a poder manifestar suas experiências de compra publicamente, seja para elogiar ou criticar. Por esse motivo surgiu a necessidade de elevar o atendimento e de criar uma nova ferramenta para atendê-los: o SAC 2.0. Quer saber mais sobre ele e como implementa-lo na sua empresa? Continue acompanhando o nosso post blog.

O que é SAC 2.0?

Quem nunca passou pela experiência de ficar horas no telefone para resolver alguma situação de compra, que nem sempre era solucionado da maneira esperada e acabou se frustrando com a empresa? Por isso surgiu o SAC 2.0, para garantir uma comunicação mais fácil, rápida e com maior qualidade entre os clientes e as empresas.

O SAC 2.0 é o atendimento ao cliente via canais digitais, o que inclui redes sociais, páginas de suporte em sites ou outras ferramentas como chat online e autoatendimento, onde o usuário vê as perguntas e problemas mais frequentes junto com as soluções.

Outra função do SAC 2.0 é a monitoração das reações e comentários do público, respondendo-as com a rapidez que a internet exige e, em conjunto, fortalecendo o relacionamento empresa-cliente.

Nem sempre é interessante criar um script e uma série de protocolos engessados para resolver as reclamações. O atendimento via redes sociais exige um preparo e um posicionamento diferenciado. É importante entender com cautela o comportamento dos usuários e ser o mais aproximativo possível, sem fugir da identidade da empresa, que pode usar uma linguagem mais formal ou até mesmo informal.

Já que hoje em dia, passamos muito tempo conectados, para os clientes, o SAC 2.0 é uma forma muito mais ágil e cômoda de adquirir informações e resolverem suas reclamações. Para as empresas é uma forma de facilitar o contato com o público de uma maneira bem mais barata.

E, mais do que atendimento ao consumidor via redes sociais ou websites, o SAC 2.0 é um meio de monitorar sua marca na internet, observando menções e direcionando melhor sua estratégia de acordo com essa fonte gratuita de feedbacks.

Como aplicar ao seu negócio

A internet deu poder as pessoas, o que serve tanto para derrubar, quanto para erguer o engajamento da sua empresa no mercado. E o mercado está cada vez mais rigoroso, seja com serviços ou com produtos que consome, exigindo atendimento de qualidade, preço e consultoria.

Por isso, é muito importante que sua empresa tenha uma equipe para estar presente nos canais onde seus clientes mais estão tirando dúvidas. Aqui vão algumas dicas:

- Acompanhe as curtidas, compartilhamentos de postagens e as mensagens publicadas na timeline, retribuindo a todas as interações.

- Responda sempre os comentários e mensagens que forem publicadas na página e enviadas pelo inbox, sejam eles negativos ou positivos

- Se não tiver como resolver o problema do cliente, passe para quem pode, e notifique-o de que estão buscando uma solução. Nunca deixe seu cliente esperando sem aviso prévio.

- Seja simpático e prestativo com as pessoas que entrarem em contato, a boa impressão é o que fica depois de qualquer atendimento.

O SAC 2.0 possibilita corrigir alguns problemas antes que eles tomem grandes proporções, além de evitar reclamações e a má avaliação nas páginas. Procure sempre acompanhar o que envolve a empresa no mundo online para oferecer um bom atendimento, focando sempre na satisfação do cliente. Esse cuidado pode ajudar definir o sucesso do seu negócio.