Confira 9 dicas para melhorar a experiência do usuário no ambiente digital Blog Maior
15/01/2019

Confira 9 dicas para melhorar a experiência do usuário no ambiente digital

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Confira 9 dicas para melhorar a experiência do usuário no ambiente digital

Com a tecnologia avançando mais a cada dia, o uso de plataformas digitais cresce diariamente muito, seja para fazer compras, pagar contas ou se comunicar. Neste cenário surge a necessidade da adequação dos negócios à esta nova realidade, com o uso de estratégias modernas para atender todos com a maior qualidade possível.

O termo experiência do usuário (UX) surgiu como uma estratégia para tornar o ato de navegar em um site algo mais satisfatório e melhorar a acessibilidade, usabilidade e eficiência da interação do usuário com o seu site. Ele está relacionado com tudo o que a pessoa vai sentir ao visitar o seu site.

Proporcionar uma boa experiência para o usuário é essencial para estabelecer um bom relacionamento do cliente com a marca, além de ser um ponto importante para a gestão de clientes, pois ajuda a capturar e manter a atenção do seu público atual e potencial.

Para manter a sua experiência com qualidade e deixar os seus usuários satisfeitos fizemos algumas dicas, confira abaixo!

Dicas

- Conheça o seu público

Um ponto crucial para a experiência do usuário é o conhecimento do seu público alvo, é através dele que você vai conseguir entender quais são as exigências dos consumidores e como adaptar as técnicas da UX de acordo com as especificidades do seu consumidor final.

- Pense no conteúdo

Ao entrar em um site, o usuário quer encontrar informações que façam sentido para ele, caso contrário ele vai ficar desinteressado e não vai retornar. Portanto, procure destacar aquilo que é do interesse do seu público alvo, e tente diversificar os formatos, com textos, vídeos, fotos, áudios, entre outros.

- Tenha um serviço acessível

Ficar perdido dentro de um site é algo bem irritante, por isso deixe as informações de tudo que o site oferece na primeira página. Se a navegação não for estrutural, o usuário que entrar no site por outra página, nunca vai saber aonde realmente está.

Nem sempre um usuário vai entender as siglas que você está acostumado a usar internamente com os seus funcionários com referência para aquilo que você vende ou faz em seu site, por isso é necessário deixar tudo bem simples para que os clientes possam entender. Imaginar como o seu produto ou serviço pode ser procurado ou compreendido por clientes em potencial.

A forma como as informações são distribuídas também é muito importante. A quantidade de cliques para a efetivação de uma compra ou cadastro, anúncios que tomam conta da página inteira ou um botão muito grande ou pequeno demais influenciam na opinião do seu consumidor, e podem deixar a experiência frustrante. Por isso, evite a poluição da sua página, tenha botões dimensionados e distribua informações de forma dinâmica, para deixar o site mais interativo.

Cada vez mais pessoas tem acessado sites pelo celular, então para evitar a perda de clientes deixe o seu site compatível com aparelhos móveis e de uma forma fácil de navegar, independentemente do tamanho da tela.

- Velocidade da página

O tempo das pessoas é cada vez menor e a vida tem se tornado mais corrida, então não existe nada mais frustrante do que um site que demore a carregar. Muitas vezes não tem espera, as pessoas simplesmente vão para outro site.

Para fazer com que os usuários permaneçam em seu site procure manter seu desempenho rápido e confiável.

- Análise de situações

Analise as situações, como o contexto em que o seu consumidor estará ao acessar o seu site, que pode ser no conforto de casa, ou na rua com o celular precisando fazer uma compra rápida.

É essencial fazer adaptações para otimizar o site e deixar acessível para todos os dispositivos.

- Teste seu site

Faça um teste do seu site em todos os navegadores para verificar se está tudo adaptado de forma correta, com as dimensões adequadas para cada dispositivo. Isso vai garantir que o seu cliente tenha uma ótima visualização do conteúdo, por isso é de extrema importância.

- Faça títulos atrativos

Os títulos orientam os leitores no site e permite que eles visualizem rapidamente o conteúdo que estão procurando, por isso as manchetes devem ser atrativas para chamar a atenção.

- Tenha uma página consistente

Tamanhos de título, fontes, cores, imagens, estilos gráficos e espaçamento, todos esses itens devem ser consistentes no seu site. Um design articulado vai trazer uma sensação confortável para o seu usuário e trazer confiança para o seu serviço.

As imagens fazem com que as pessoas se envolvam imediatamente, já que as pessoas gostam de coisas que parecem mais humanas e menos robóticas.

- Não pense apenas em vendas

A UX considera o seu público o foco principal, estando sempre em primeiro lugar, logo utiliza-lo apenas como estratégia para aumentar as suas vendas é uma armadilha. O conceito de experiência do usuário está além do lucro.

Atualmente, aplicar estratégias de UX não é mais uma opção, mas sim uma necessidade para o crescimento de qualquer empresa. Com uma experiência positiva nos negócios a potencialização de resultados como aumento de vendas, fidelização de clientes, engajamento e fortalecimento da marca vai alavancar a sua empresa à frente de seus concorrentes. Agora que você já tem algumas dicas para uma experiência de sucesso, não deixe de utiliza-la em seu negócio.

Saiba como usar a experiência do usuário para melhorar as suas vendas: https://www.agenciamaior.com.br/blog-interna/4250/foco-na-experiencia-do-usuario-para-melhorar-as-vendas