Saiba o que é e que fatores influenciam o comportamento do consumidor Blog Maior
22/01/2019

Saiba o que é e que fatores influenciam o comportamento do consumidor

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Saiba o que é e que fatores influenciam o comportamento do consumidor

Entender como as pessoas se relacionam com os seus produtos ou serviços, com a sua marca e principalmente, como eles fazem as suas escolhas pode faz toda a diferença na hora de definir e colocar suas estratégias em prática.

Dentro de uma empresa é importante compreender o modo como eles escolhem e constroem a sua experiência e também avaliam os serviços. Nesse contexto, entender o que é comportamento do consumidor e as variáveis que o influenciam é essencial para a sua estratégia.

Mais importante ainda é satisfazer todas as vontades e necessidades do seu público, conhecê-lo a fundo e entender o seu padrão de comportamento e consumo. Mas afinal, o que é comportamento de consumo e o que pode influenciar os consumidores? Continue acompanhando o nosso post e você descobrirá.

O que é comportamento do consumidor e qual a sua importância?

Comportamento do consumidor é definido como uma área que estuda a percepção que pessoas, grupos e organizações tem sobre uma marca, e como eles selecionam, compram, usam e descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.

Esse estudo tem como base vários elementos da psicologia, sociologia, economia e antropologia social.

O processo do comportamento do consumidor começa na necessidade ou desejo. A partir desse momento, o consumidor passa por diferentes etapas até chegar ao momento de finalizar a compra. O objetivo dessa estratégia é entender como, quando, onde e o porquê de determinadas escolhas do consumidor e ajudá-lo a percorrer mais rapidamente todas essas etapas, e enfim concluir a sua compra.

Por isso ele é tão importante, para que as marcas possam definir ações e estratégias para participar do processo de decisão, buscando entender quais fatores, hábitos, influências e estímulos podem interferir no processo de compra.

Como é o processo de tomada de decisão na sua empresa? Ele é feito com base em pesquisa? Gerir os seus negócios pautados em estudos garante maiores chances de desenvolvimento, por esse motivo investir em pesquisas para conhecer o comportamento do seu consumidor deve ser prioridade.

Questões como demonstrar interesse pelo seu consumidor, se adaptar a mudanças do mercado, fidelizar clientes e se comunicar da maneira correta ajudam a entender melhor o comportamento do próprio. Além de que compreender os fatores que influenciam esse comportamento, pode ajudar muito.

Fatores que influenciam

- Culturais

Aspectos como a cultura e a subcultura influenciam os consumidores, pois durante a sua criação e vivência na sociedade as pessoas acabam adquirindo conjunto de valores, percepções, preferências e comportamentos, que acabam interferindo em seus hábitos de consumo.

- Sociais

A família é um grupo social que mais interfere nas decisões do consumidor, já que as pessoas têm como grupo mais próximo a sua família e tendem a buscar opinião sobre produtos ou serviço que eles mais confiam e tem proximidade.

Grupos de referência são grupos de pessoas que influenciam os sentimentos, os pensamentos e até mesmo os comportamentos dos consumidores, também conhecido como formadores de opiniões ou como influenciadores digitais.

A classe social é um outro aspecto que pode influenciar o comportamento do consumidor. Consiste em divisões hierarquicamente ordenadas, onde seus componentes têm valores, interesses e comportamentos similares.

Além disso, os grupos em que as pessoas assumem posições sociais ou outros papéis também podem influenciar o consumidor, pois isso faz com que eles escolham produtos que representam seu papel e status na sociedade.

- Pessoais

As características particulares de cada um, ou seja, momentos e experiências que cada um está passando ou já passou também podem interferir nos seus hábitos e decisões de consumo.

As necessidades e os desejos das pessoas de acordo com a sua idade se modificam ao longo da vida, e também pode interferir. Assim como a profissão exercida pelo consumidor, a sua condição econômica e o seu estilo de vida.

Uma coisa muito importante que também influência no comportamento de compra é a personalidade do consumidor, já que cada um tem a sua. É um elemento importante que pode estabelecer correlações fortes entre certos tipos de personalidades e escolhas de consumo.

- Psicológicos

Fatores psicológicos como a motivação e o desejo que leva o consumidor a satisfazer suas necessidades e desejos a partir de escolhas de consumo, percepção que é o processo que o cliente seleciona e decifra as informações recebidas e a aprendizagem que é o conhecimento adquirido por ele devido as suas experiências e as suas crenças e atitudes, vão influenciar nas escolhas do próprio.

Todos esses fatores culturais, sociais, pessoas e psicológicos vão afetar o comportamento do consumidor, seja de forma direta ou indireta. Apesar de não ser possível controlar é importante garantir o entendimento do que o seu cliente pensa. Você está fazendo isso na sua empresa? Educando o mercado para a solução que você produz? Se não, já está na hora de começar, e agora, você sabe como funciona.

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