Maturidade Digital: Saiba o que é e como fazer a sua empresa chegar lá Blog Maior
24/01/2019

Maturidade Digital: Saiba o que é e como fazer a sua empresa chegar lá

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Maturidade Digital: Saiba o que é e como fazer a sua empresa chegar lá

O mundo atualmente tem vivido uma fase de constantes mudanças, principalmente tecnológicas. Por isso já não é mais possível falar em negócios sem pensar na estratégia do seu marketing digital.

Ajustar-se ao ambiente digital que cresce todos os dias e utilizar tecnologias para melhorar as operações da empresa, são medidas fundamentais para o crescimento do seu negócio. Porém nem todas as empresas acreditam na implantação de ambientes digitalizados como vantagem no mercado. Mas, as empresas que acompanham seus clientes, parceiros, líderes, profissionais e concorrentes com o auxílio da tecnologia costumam ser bem sucedidas. 

Para competir em um mundo tecnológico e totalmente conectado é fundamental amadurecer e fortalecer as capacidades digitais da sua empresa. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre maturidade digital e como fazer com que a sua empresa chegue lá.

O que é Maturidade Digital?

O termo maturidade digital vem sendo utilizado para descrever a adaptação de uma organização para competir em um ambiente que está cada vez mais digitalizado, tecnológico e conectado.

Ao responder de forma adequada ao ambiente competitivo a empresa adquire maturidade digital, e isso acontece conforme o aprendizado que é adquirido e de acordo com a sua experiência, sendo assim um processo contínuo de adaptação a um cenário que não para de mudar.

Embora a maioria das pessoas acredite na importância do digital para o sucesso do seu negócio, a grande dificuldade é colocar os planos em prática. Mas, o esforço para fazer essa estratégia funcionar compensa, já que as iniciativas digitais têm três vezes mais chances de serem bem-sucedidas.

A maturidade digital e uma boa estratégia de marketing digital não acontecem de um dia para o outro, trata-se de um processo contínuo, em que sempre ocorrem mudanças dos modelos de negócio e do mercado, que empurram a empresa na direção da seu crescimento e evolução.

Estágios da Maturidade Digital

Existem quatro estágios diferentes de maturidade em que as empresas podem estar quanto ao uso de dados em marketing digital:

- Nascentes

É o nível mais básico, onde as empresas fazem campanhas de marketing usando dados de clientes gerados e mantidos por terceiros, com baixa ligação e resultados de vendas.

- Emergentes

As empresas fazem as suas campanhas baseadas em dados de consumidores gerados e mantidos pela própria empresa e compra de mídia programática.

- Conectadas

As empresas mantêm os seus dados integrados e ativados ao longo de múltiplos canais, com conexão clara a ROI e resultados de vendas.

- Multi-momento

O nível mais evoluído, onde as empresas têm uma execução otimizada e personalizada baseada no resultado individual de cada cliente, em todos os canais digitais.

Existem alguns desafios que se concentram em dificuldades, como o alinhamento entre canais de vendas e algumas vezes os investimentos em tecnologia que não são acompanhados por desenvolvimento de competências. Outras barreiras são a habilidade de personalização e automação na entrega de mensagens e os métodos de mensuração de resultados pouco difundidos e implementados.

Como posso chegar lá?

Para superar os desafios e viabilizar a maturidade digital da sua empresa existem alguns caminhos que podem facilitar essa jornada:

- Conecte dados online ou off

Procure conectar os dados em diversas áreas da empresa, para ter uma ideia mais completa de quem são os consumidores. Plataformas de gestão e estruturas repositórias de dados em estado bruto são alguns dos caminhos possíveis para chegar a esse objetivo.

- Viabilize a automação e tecnologia integrada

Construa ferramentas que levem a automação de dados e disponibilizem conteúdos customizados em escala. Uma das soluções mais utilizadas por empresas mais maduras está a Web Analytics Capabilities, um recurso para a publicidade integrada com automação para personalização de mensagens.

- Tenha métricas acionáveis

Com métricas acionáveis é possível que como anunciante, identifique o valor das ações das pessoas ao longo da jornada de compra e dessa forma, as ativações dos clientes são conectadas com os resultados da sua empresa, como o lucro e permite medições de ROI em tempo real dos investimentos em publicidade, por exemplo.

- Desenvolva competências estratégicas

Já vimos que buscar a maturidade da sua empresa pode trazer resultados significativos para a mesma. Mas no nível organizacional, como estruturar a sua empresa para passar de um estágio para outro?

Do estágio nascente para o emergente é muito importante criar fundações que possam mudar a forma de trabalhar. É fundamental o apoio da alta gestão e o envolvimento de áreas como o RH e o jurídico. A busca de apoio externo, com consultorias é uma boa opção, e as áreas técnicas precisam identificar os problemas atuais e fazer com que os dados virem planos.

Do estágio emergente ao conectado deve-se construir conexões, para que a sua empresa comece a coordenar vários canais, gerando receita, buscando executar a mídia da melhor forma possível.

Do estágio conectado ao multi-momento é a hora de fazer cada momento valer a pena. Nessa fase a sua empresa precisa ser ágil com ações coordenadas para acompanhar a velocidade digital. Quem faz isso da maneira correta, impulsiona as vendas usando vários canais digitais que estão personalizados às experiências dos clientes, além do custo reduzido com tecnologias mais sofisticadas.

Vivendo nesse mundo em que a cada dia aparece uma mudança tecnológica diferente, com clientes mais exigentes, manter relacionamentos digitais se torna uma tarefa difícil. Mas, trabalhar o amadurecimento da sua empresa, para melhorar sua estratégia, apesar do esforço exigido, é um grande passo para sanar esse problema.

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