Como fazer marketing para a sua escola e garantir muitas matrículas Blog Maior
29/01/2019

Como fazer marketing para a sua escola e garantir muitas matrículas

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Como fazer marketing para a sua escola e garantir muitas matrículas

Como captar novos alunos de forma prática e, principalmente, assertiva? Essa com certeza é uma das maiores dúvidas entre coordenadores e gestores de escolas. Novas matrículas e a manutenção dos estudantes são essenciais para o crescimento de uma instituição de ensino. E é aí que o marketing educacional entra.

Com o mercado cada vez mais competitivo, planejar e executar ações de divulgação certeiras se torna uma necessidade de primeira urgência. Campanhas bem planejadas são capazes de fazer com que os pais percebam o valor da sua escola, mantendo seus filhos nela ou mesmo levando novos alunos.

Separamos hoje 6 dicas de como você pode começar a implementar o marketing como ferramenta para garantir novos alunos de maneira assertiva e acessível. Confira.

Dica úmero 1: Conheça bem seus clientes

Pode até soar repetitivo, mas não tem jeito, o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing escolar de sucesso é conhecer o público para o qual sua propaganda será direcionada. É preciso conhecer as pessoas que você deseja impactar para saber como fazer isso de maneira assertiva.

Faça um levantamento com os clientes que você já possui, como é o perfil dos pais que decidem pela sua escola? O que eles julgaram como relevante nessa escolha? O que eles buscam para seus filhos? Qual o padrão de vida delas?

Todas essas informações ajudarão a descobrir o que o seu público-alvo busca, e torna mais fácil criar uma estratégia de marketing que ofereça exatamente o que ele deseja ver.

Para saber mais sobre como definir sua persona, acesse o post: Buyer persona: Como construir o perfil certeiro do seu cliente.

Dica número 2: Crie uma identidade que traduza sua instituição

A criação de uma identidade para a sua escola é um dos itens mais importantes na hora de pensar no marketing escolar. Tanto a identidade visual quanto a linguagem utilizada precisam traduzir, de maneira certeira, os valores e a personalidade da sua escola.

Pré-escolas combinam com cores leves e divertidas, e uma linguagem mais aproximativa, que traduza alegria, cuidado e estímulo. Já escolas de nível médio devem passar um pouco mais de seriedade, mostrando autoridade em educação, mas mantendo a descontração necessária para atingir seus alunos.

Dica número 3: Divulgue sua escola

De nada adianta você ter uma milhão de diferenciais e opções interessantes dentro da sua escola e o mundo não saber disso. Existem vários canais onde você pode divulgar os motivos pelos quais sua escola deve ser escolhida.

Mostre os pontos fortes da sua instituição, sejam eles quais forem. Horários flexíveis, estrutura, método de ensino, aulas extracurriculares, cuidados especiais com a alimentação, profissionais preparados, prêmios recebidos, ex-alunos que conquistaram seus objetivos, tudo isso pode ser de grande importância para o seu público na hora da decisão.

E mais do que isso, não fique apenas nos pontos diferenciais, faz parte do marketing escolar mostrar também o dia a dia da sua escola. Aulas diferenciadas como música e teatro, eventos e feiras de ciências, palestras realizadas para os alunos são ótimos exemplos do que pode chamar a atenção do seu público.

Dica número 4: Defina seus objetivos

Ainda no início do planejamento de qualquer ação de marketing, é essencial definir quais são os objetivos dela. Cada finalidade possui um caminho para ser alcançada e devem ser trabalhadas de maneiras e em momentos diferentes.

Qual sua necessidade nesse momento? Ganhar novos alunos? Manter os que você já possui na escola? Melhorar sua comunicação com os pais? Se tornar uma referência no mercado?

Só com um alvo bem definido, é possível desenvolver estratégias de marketing assertivas.

Dica número 5: Faça um bom planejamento

Qualquer estratégia de marketing educacional precisa passar por um bom planejamento. Nessa etapa são feitas pesquisas e desenvolvidas as estratégias que serão utilizadas durante a ação. Os tópicos principais para se montar um planejamento são:

  • Faça uma reunião de brainstorm com seus funcionários:

Qualquer ideia é válida e bem-vinda. Depois de anotar tudo o que foi falado, é preciso passar uma peneira pelas ideias e descobrir quais delas são mais interessantes, criativas e encaixam melhor com o seu objetivo. Vá eliminando uma a uma, até chegar na ideal.

  • Pesquise seus concorrentes:

Fazer um levantamento sobre o que seus concorrentes estão fazendo é essencial para medir como está o mercado, além obter conhecimento sobre que estratégia de marketing eles estão utilizando. A ideia aqui não é copiar nenhuma ideia, mas bons insights podem vir da observação do que os outros estão fazendo.

  • Considere a sazonalidade

O mercado educacional, como tem datas muito certas para começar e terminar, é totalmente sazonal. Uma campanha feita entre o final e o início das aulas vai gerar mais resultados do que uma feita em meados de maio, por exemplo. Pense sempre em quando o seu público alvo está mais apto a receber sua mensagem de marketing.

  • Selecione as mídias ideais

Quando você definiu sua persona, com certeza conseguiu identificar em quais são as melhores mídias para se comunicar com o seu público alvo. Pode ser TV, rádio ou nos inúmeros meios da internet, como Facebook, Instagram, Youtube ou blogs, através do marketing de conteúdo.

Dica número 6: Considere o poder dos eventos presenciais

Em se tratando de marketing educacional, as ações presenciais possuem uma importância a mais. Os pais, ao escolherem uma escola para deixarem seus filhos, buscam por qualidade e confiança, e nada melhor para passar credibilidade do que uma conversa presencial.

Marque visitas à escola para receber os pais interessados. Mostre sua estrutura, sua equipe de funcionários e deixe-os ver como é o dia a dia da escola.

Palestras sobre temas interessantes aos pais também são uma ótima estratégia para leva-los para dentro das suas instalações. Elas servem igualmente para manter um bom relacionamento com os que já são clientes. Para esses, feiras integradas e apresentações feitas pelos alunos também são boas escolhas. 

Divulgação é a alma de qualquer negócio, e com o setor educacional não é diferente. Com todas essas dicas já é possível começar a dar passos em direção ao sucesso. Separe algum tempo para pensar e planejar sua próxima ação de marketing escolar e não se esqueça de medir os resultados para ter a dimensão real dos benefícios trazidos por ela.

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