Saiba mais sobre o vídeo marketing e como implementá-lo na sua estratégia de marketing digital Blog Maior
31/01/2019

Saiba mais sobre o vídeo marketing e como implementá-lo na sua estratégia de marketing digital

Escrito por:
Saiba mais sobre o vídeo marketing e como implementá-lo na sua estratégia de marketing digital

Estamos na era digital, onde todos os dias lidamos com um volume de informações cada vez maior e que nem sempre somos capazes de absorver. Por isso, é necessário filtrar bem o tipo de conteúdo que vamos consumir.

Mas com tantas ocupações e correria durante o dia, temos tendência a buscar um canal que apresente um maior nível de interatividade e que seja mais rápido de entender. Nessa disputa, muitas vezes os vídeos acabam levando a melhor sobre os materiais escritos.

Apesar disso, os vídeos não apresentam qualquer ameaça para o conteúdo escrito, só é necessário encontrar um equilíbrio, aonde seja possível incluir o vídeo na estratégia de marketing digital. Ainda não sabe como incluir o vídeo na sua estratégia? Confira o que preparamos para você!

O que é vídeo marketing?

Qualquer uso de vídeos na sua estratégia para atrair e reter mais clientes pode ser chamado de vídeo marketing. Os vídeos podem ser realizados em diversos canais digitais e sob vários formatos como campanhas publicitárias, vídeos institucionais para fortalecer a imagem da marca e até mesmo educacionais.

Além de permitir maior flexibilidade de divulgação, os vídeos também possuem cada vez mais alcance e retorno, em relação as outras mídias.

Benefícios do vídeo marketing

- Transmitem informações de forma rápida

Uma das grandes vantagens dos vídeos é que eles possuem um tempo curto de exibição, transmitindo as informações de forma mais clara e objetiva.

Eles utilizam imagens e sons que reforçam a mensagem, o que ajuda aos clientes a assimilarem o conteúdo de forma mais rápida.

- Conteúdo de fácil consumo

O conteúdo em vídeo tem alto poder de engajamento e persuasão, pois é possível explicar conceitos complexos de uma forma mais fácil de entender, por meio de vídeos curtos e bem elaborados.

- Atraem mais atenção de seu público

Os vídeos são conteúdos muito versáteis, podendo ser engraçados ou até mesmo envolver os seus clientes e provocar emoções como empatia e identificação.

Ao utilizar os vídeos na sua estratégia fica mais fácil envolver os seus clientes e conquistar a simpatia deles, fazendo com que se identifiquem com a sua marca.

Outro ponto, é que por serem conteúdos mais atraentes, a probabilidade de serem compartilhados de maneira espontânea nas redes sociais é ainda maior, o que aumenta o alcance da sua marca e conquista ainda mais a atenção do seu público.

- Aumento do tráfego orgânico e facilitam o ranqueamento

O tráfego orgânico são os acessos que o seu site recebe que não possuem um custo direto, ou seja, as visitas feitas no seu site com esse tipo de tráfego chegam por meio de pesquisas nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.

Se a palavra digitada na busca for uma palavra-chave usada em alguma publicação da sua empresa com a intenção de melhorar o ranqueamento, o seu negócio aparecerá entre os resultados exibidos.

Além disso, os conteúdos no Google estão cada vez mais, sendo classificados de acordo com a sua relevância para os usuários, por isso é natural que as buscas orgânicas apresentem mais resultados em vídeos.

Ele é fundamental para o sucesso do marketing digital, já que ao produzir esse tipo de conteúdo fica mais fácil o ranqueamento da sua página, principalmente se os usuários interagirem de forma positiva e ainda aumenta as chances de conseguir visitantes.

- Potencial de viralizar

O poder que os vídeos possuem de viralizar é totalmente diferente do que o conteúdo escrito normalmente pode trazer para a sua marca. Ou seja, se você quer produzir um conteúdo viral, as chances de isso acontecer são muito maiores se o formato for em vídeo.

- Ajudam a vender mais

Aumentar as vendas é o desejo de todo o empreendedor, e ao utilizar o conteúdo em forma

Com os vídeos é possível mostrar mais detalhes do produto ou serviços que são oferecidos pela sua empresa, e ainda destacar as suas qualidades e benefícios. Os clientes ao verem todas as características sendo evidenciadas no vídeo se sentem mais seguros para fechar negócio.

- Aumentam o engajamento

Com a correria do dia a dia as pessoas tem preferido conteúdos mais leves e fáceis, por isso, o engajamento nesse formato costuma ser superior as demais mídias.

- Educa de forma mais completa

É necessário educar os visitantes para que eles se interessem o suficiente para se tornarem leads, e depois de mais educação, passarem a ser clientes e, por fim, decidiam promover a sua marca.

Os vídeos são uma das melhores formas de educar, por isso é muito importante ter essa forma de conteúdo na sua estratégia de Marketing Digital.

Como utilizar na minha estratégia de marketing?

É muito importante estabelecer os objetivos que você procura alcançar com o vídeo marketing. Procure ser específico, defina metas realistas e prazos que permitam que você as alcance a tempo. Dessa forma, será muito mais fácil manter o foco e acompanhar o progresso de forma correta.

O segundo passo é escolher que ferramentas utilizar para criar o seu conteúdo. Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, mas vale a pena considerar todas as opções e pesquisar com muito cuidado antes de definir qual usar. Outra solução é contratar uma empresa especializada na produção de vídeos.

Você já deve reconhecer a importância de uma estratégia de marketing de conteúdo, e com o vídeo marketing não é diferente. Pesquisar palavras-chaves, produzir pautas, criar roteiros e definir o calendário editorial são algumas ações necessárias para uma boa estratégia. Outra coisa importante é definir a frequência das publicações, pois plataformas como Google e Facebook costumam dar muito valor a isso.

Procure acompanhar os resultados de perto para ver se os objetivos que foram alcançados e também procure fazer as interações necessárias para deixar cada elemento dos seus vídeos mais atraente e relevante para o seu público.

Existem inúmeras maneiras de utilizar os vídeos a sua estratégia de marketing. Desde a divulgação do seu produto e serviço, passando pelo vídeo tutorial, webinars, vídeos educativos e até mesmo as lives. Agora que você já sabe como aplicar na sua estratégia, não deixe de trazer para o seu negócio!