Marketing industrial: Como fazer você mesmo ações de marketing no dia a dia Blog Maior
5/02/2019

Marketing industrial: Como fazer você mesmo ações de marketing no dia a dia

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Marketing industrial: Como fazer você mesmo ações de marketing no dia a dia

Dedicar um tempo para planejar e executar algumas ações de marketing é essencial para qualquer negócio, e não é diferente para a indústria. O marketing industrial possibilita a divulgação da sua marca e a criação de imagem de autoridade no setor, além de manter sua marca viva na cabeça dos possíveis clientes.

Existem milhares de estratégias de marketing: o tradicional outbound marketing, o inbound marketing, o marketing digital, o de conteúdo, o de relacionamento, endomarketing...

A lista é enorme.

Por existirem inúmeras maneiras de promover sua indústria, é comum surgirem muitas dúvidas, e até que algumas empresas desistam de promover ações de extrema importância para o crescimento do negócio junto ao público, e claro, também financeiramente.

Nem toda estratégia de marketing industrial precisa ser complexa, ela pode ser construída no dia a dia, com algumas pequenas ações que você pode começar a fazer hoje mesmo para dar o pontapé na divulgação correta do seu negócio, colhendo bons frutos a curto, médio e longo prazo.

Para te ajudar a começar, vamos mostrar 7 ações diárias que podem alavancar o marketing da empresa.

- Envie e-mails marketing

Hoje em dia todo mundo tem e-mail e acesso fácil a ele, smartphones até enviam avisos quando uma nova mensagem chega na caixa. E você com certeza dispõe de uma boa lista de e-mails de clientes, de prospects que por algum motivo acabaram não fechando, ou até mesmo de possíveis clientes.

Essa lista vale ouro!

Dentro do marketing industrial é essencial manter contato com seus clientes periodicamente. Mande assuntos interessantes ao seu público, envie mensagens de comemoração em datas especiais como aniversário da empresa do seu cliente e dias festivos, informe novidades da sua empresa e lançamentos de produtos e serviços.

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para nutrir um bom relacionamento com seu cliente e manter sua marca sempre presente no seu dia a dia.

- Acompanhe suas redes sociais

Já tem algum tempo que ter sua marca, seus produtos e as opiniões de clientes sobre a sua empresa na internet não é mais uma escolha, eles vão aparecer levados pelo público. E as redes sociais são o principal canal por onde os clientes expõe sua visão, positiva ou negativa sobre os mais variados tipos de negócio.

Dentro do marketing industrial,acompanhar de perto essas interações e criar uma relação dinâmica com o seu público é primordial.

As redes sociais desempenham ainda o papel de divulgação da sua marca, com posts interessantes criados exclusivamente para seu público.

- Alinhe suas equipes de marketing e vendas

Quando os departamentos de marketing e vendas andam juntos, nenhuma venda é complicada demais. O marketing industrial pode gerar informações e métricas importantíssimas para o processo, informando quem são os clientes mais interessados no seu negócio e em que etapa da jornada de compras eles se encontram.

Os conteúdos gerados pelo marketing e enviados via e-mail marketing ou exibidos em blog e redes sociais possuem um poder de atração especial, gerando diariamente novos contatos para o time comercial.

- Invista em um bom pós-venda

Um bom processo de pós-venda é essencial para a saúde financeira de uma indústria, uma vez que o processo de compra é baseado em relacionamentos de confiança e credibilidade. Além de que, negócios B2B costumam ser recorrentes e existe a possibilidade de vender mais de uma vez para uma mesma empresa.

Manter clientes satisfeitos é aumentar as chances de divulgação positiva espontânea e eficiente da sua marca. Os e-mails marketings são excelentes ferramentas de marketing industrial para um pós-venda de qualidade.

- Gere credibilidade com textos

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes dentro do marketing industrial. Ao criar textos sobre seus produtos e seguimentos é possível, além de educar o mercado para suas soluções, gerar autoridade para a sua marca.

Ao compartilhar seu conhecimento, explicar possíveis dúvidas e expor resultados práticos do seu trabalho, é possível trazer o público alvo para perto, mostrando que sua empresa tem domínio sobre o que faz.

Ter um blog para a divulgação desses textos ajuda ainda ao público a entender melhor seu produto, suas vantagens, como ele pode suprir suas necessidades e até mesmo a reconhecer que possui tais necessidades.

- Faça agrados aos seus clientes

Outra estratégia de marketing industrial eficaz para estar sempre na cabeça do seu cliente é presenteá-lo com brindes relacionados a sua marca. Pense em coisas que ele realmente vá utilizar no seu dia a dia, como canetas, pen drives, cadernos e faça com que ele ande com sua marca por aí.

- Divulgue releases

A divulgação de notícias e matérias interessantes ao público através de meios de comunicação como jornais e TV também são uma ótima escolha de marketing industrial. Premiações, ações sociais, ações de preservação ao meio ambiente e eventos são exemplos de comunicados que interessam a jornais e passam credibilidade a sua empresa quando lançados na mídia.

Existem ainda agências que podem tomar conta de toda a sua estratégia, desde esses passos iniciais até desenvolver táticas exclusivas para o seu negócio com um percentual de retorno ainda melhor.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia do marketing para o seu negócio, experimente começar algumas dessas ações cotidianas para perceber o retorno que elas podem produzir.  Ao começar a enviar e-mails marketing para seus contatos e administrar de forma correta suas redes sociais, com certeza os primeiros resultados irão aparecer em pouco tempo.

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